terça-feira, 25 de outubro de 2022

Proeza do Corpo de Voluntários do Povo Chinês


Em 25 de outubro de 1950, o partido, governo e povo da China enviaram seus melhores filhos e filhas à Guerra da Coreia mesmo na situação muito difícil que sofriam uma vez fundado o Estado.

Em acato ao propósito de seu líder Mao Zedong de lutar até o fim para vencer o inimigo comum de ambos povos, o Corpo de Voluntários do Povo Chinês mobilizado na frente do país vizinho, em estreita cooperação com o Exército Popular da Coreia, realizou destacados méritos em várias operações e combates como a batalha da zona do lago Jangjin e a grande operação ofensiva em Hyonri.

No combate de defesa do monte Sanggam em outubro de 1952, foi manifestado plenamente o espírito heroico dos combatentes chineses.

Os agressores ianques mobilizaram 4 divisões, mais de cem aviões e numerosos canhões e tanques para ocupar o monte, porém, os voluntários chineses defenderam a todo custo suas trincheiras sob a chuva de balas e projéteis. Huang Jiguang, com braço e ombro feridos, tapou com seu peito a casamata inimiga para abrir o caminho de avanço de sua unidade.

Yang Gensi, haviam acabado as balas e granadas de mão e não podia se comunicar com o posto de comando, se jogou contra um grupo de inimigos com pólvora.

Li Jiafa, conhecido como herói do monte Gyoam, e Xu Jiapeng cobriram com seus corpos as casamatas para assegurar o avanço de seus tropas.

Durante dois anos e nove meses surgiram muitos batalhões, companhias e pelotões heroicos e combatentes exemplares e beneméritos.

No Museu Comemorativo à Vitória na Guerra de Libertação da Pátria, localizado às margens do rio Pothong na capital da RPDC, estão exibidos objetos que mostram as proezas heroicas dos combatentes do Corpo de Voluntários do Povo Chinês.

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário