sábado, 8 de outubro de 2022

As façanhas imortais realizadas para o desenvolvimento das relações de amizade RPDC-Guiné


8 de outubro é o dia que marca o 64º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e a República da Guiné.

Repassando a longa história de mais de meio século, nós recordamos mais uma vez as façanhas imortais do grande Líder camarada Kim Il Sung que dedicou grandes esforços e abnegação pelo desenvolvimento das relações amistosas com Guiné.

O grande Líder fez com que nosso país estabelecesse relações estatais antes de tudo com Guiné que havia acabado de proclamar sua independência em outubro de 1958 e estimulou ativamente a luta do povo da Guiné para salvaguardar a independência nacional e construir uma nova sociedade, e em novembro de 1970, enviou apoio e solidariedade ao povo deste país que se levantou na luta contra a invasão dos colonialistas.

O grande Líder se encontrou pessoalmente com Ahmed Sékou Touré, primeiro Presidente da Guiné, que visitou nosso país em 3 ocasiões como em outubro de 1979, e fez com que nosso país desse muita assistência a vários setores da Guiné, como agricultura, construção, etc., e tomou a medida benéfica de enviar nossos especialistas e técnicos dos setores correspondentes a esse país e os materiais de assistência necessários.

Quando o presidente Ahmed Sékou Touré expressou seu desejo de que a RPDC oferecesse colaboração para a construção do salão de reunião para garantir exitosamente a 20ª Cúpula da Organização da Unidade Africana que seria efetuada na Guiné em 1983, o grande Líder enviou nosso hábeis técnicos e fez com que construíssem excelentemente o grande salão de reunião como símbolo da amizade entre os dois países.

Além disso, o grande Líder se encontrou com o Presidente Lansana Conté que visitou nosso país em abril de 1987 e abril de 1992 e deu instruções valiosas que servem de guia para lograr o desenvolvimento independente e a prosperidade da Guiné tais como o assunto do autoabastecimento de alimentos e a formação de especialistas e técnicos.

Em máximo elogio às façanhas do grande Líder que ofereceu ajuda material e espiritual à luta pela independência e construção da nova sociedade da Guiné e fez uma contribuição destacada ao desenvolvimento das relações entre os dois países, em janeiro de 1982, o Presidente Sékou Touré pôs com consideração o respeitado nome do grande Líder camarada Kim Il Sung no centro de investigação de ciências agrárias construído na província de Kindia da Guiné e, em abril de 2005, na ocasião do 93º aniversário do grande Líder, o Presidente Lansana Conté outorgou a ele a “Ordem da Grande Cruz de Mérito Nacional”, máxima condecoração da Guiné.

As façanhas imortais do grande Líder gravadas na história das relações de amizade entre nosso país e Guiné brilharão eternamente com o transcurso do tempo.

Nós, sob os ideais de independência, paz e amizade, nos esforçaremos para fortalecer e desenvolver continuamente as relações com Guiné em conformidade com a demanda da nova época e os interesses comuns dos povos de ambos países.

Pak Yong Hyok, secretário-geral da Associação RPDC-África

Nenhum comentário:

Postar um comentário