A Luta Revolucionária Antijaponesa empreendida sob a direção do grande Líder camarada Kim Il Sung no alvorecer do século passado era uma guerra para salvar o país e a nação e, ao mesmo tempo, para fundar um partido revolucionário na Coreia.
Quando o país estava sob a ocupação militar do imperialismo japonês (1905-1945), o Líder empreendeu o caminho da revolução para recuperá-lo. Com o fim de criar uma organização de vanguarda revolucionária capaz de dirigir a luta antijaponesa de libertação nacional, fundou em 17 de outubro de Juche 15 (1926) a União para Derrotar o Imperialismo (UDI) integrada pelos comunistas jovens da nova geração.
A UDI tinha como tarefas imediatas derrotar o imperialismo japonês e lograr a libertação e independência da Coreia e como objetivo final construir nesta o socialismo e o comunismo e, posteriormente, acabar com todo o imperialismo e realizar a causa comunista no mundo.
Sua fundação constituiu o ponto de partida para a construção do partido revolucionário de novo tipo na Coreia.
A luta para este fim entrou em uma nova fase de desenvolvimento quando o grande Líder camarada Kim Il Sung constituiu em 28 de outubro de Juche 16 (1927) a União da Juventude Comunista da Coreia, uma organização de vanguarda que tinha a missão de pavimentar o caminho da revolução coreana e jogou um importante papel em mobilizar as amplas massas como operários e camponeses na luta antijaponesa mediante a direção unificada sobre todas as organizações revolucionárias.
Neste processo formou os fidedignos núcleos comunistas e acumulou ricas experiências nas atividades organizativas e propagandísticas.
Em 3 de julho de 1930, o grande Líder, junto com os comunistas jovens da nova geração, fundou a Associação de Camaradas Konsol, primeira organização partidista que seria a base revolucionária para a construção do partido. Isso ocorreu um dia depois de terminar a histórica Conferência de Kalun.
Nesta reunião ele proferiu o discurso intitulado “O caminho a seguir pela revolução coreana”, no qual apresentou as linhas referentes à Luta Antijaponesa e à frente unida nacional antijaponesa e a orientação de fundar um partido revolucionário, consistente em organizá-lo por conta própria e ao modo de estruturar primeiro as organizações de base, ampliá-las e fortalecê-las continuamente, e em fazer a preparação para criar o partido em vinculação estreita com a luta contra o imperialismo japonês.
A Associação de Camaradas Konsol era a origem do partido na Coreia e a força motriz para criar e ampliar suas organizações de base.
Assim os comunistas jovens da nova geração puderam ter uma genuína organização de vanguarda revolucionária e realizar mais ativamente a preparação da fundação do partido e da luta antijaponesa de libertação nacional sob a direção unificada da mesma.
Naenara (17.10.2022)
Nenhum comentário:
Postar um comentário