sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Resultado trágico da política pró-ianque do Japão


O Ministério da Defesa do Japão apresentou o projeto de emenda do plano que alarga muito o prazo da obra de traslado da base aérea estadunidense de Futenma a Henoko.

Especificamente, o prazo da obra se dilatará de 5 a 9 anos e 3 meses e os gastos serão incrementados a 930 bilhões de ienes, 2,7 vezes maior que o original, sob o pretexto de que custará muito trabalho devido ao terreno frágil da zona marítima frente a Henoko.

Esta medida produz grande protesto dos habitantes locais e da população japonesa em geral.

É uma expressão da indignação e protesto pela conduta vende-pátria do governo japonês que adula as forças estrangeiras sem preocupar-se com os sofrimentos da população e sua demanda.

Foi planejado há muito tempo o problema de traslado da base estadunidense.

A base militar de Futenma é a mais perigosa no departamento de Okinawa onde estão concentradas mais de 70% das instalações militares estadunidenses no Japão.

Por essa razão, a população local exigiu fortemente evacuá-la para fora do departamento ou mesmo do país considerando-a como fonte de ameaça à sua vida e saúde e de pesadas cargas financeiras.

Entretanto, ajoelhado ante à pressão dos EUA, o governo japonês começou a obra de traslado dentro desse departamento, a qual é rejeitada fortemente pelos habitantes locais.

Ao ser completada a obra, será destruído gravemente o ecossistema da zona litoral de Henoko e aumentarão as desgraças e sofrimentos da população.

O mais grave do caso é que com a aparição da base maior do que a anterior entrará ali maior número de uniformados estadunidenses e a ilha de Okinawa será bom alvo de ataque dos países periféricos.

Por mais que agradem seu amo estadunidense suportando enormes perdas, as autoridades japonesas não poderão livrar-se de sua miserável situação de serventes.

O Japão se vê obrigado a comprar os caros armamentos e produtos  agrícolas dos EUA e, como se fosse pouco, agora tem que pagar muito mais fundos como cota para a defensa

Esta realidade é o resultado trágico da política de submissão aos EUA.

O Japão jamais poderá livrar-se da desonra de subordinado político enquanto existam as atuais autoridades que obedecem cegamente aos EUA ignorando a voz do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário