domingo, 12 de janeiro de 2020

A recente situação no Oriente Médio


A situação da região do Oriente Médio está ficando mais complexa.

No dia 3, os EUA realizaram um ataque aéreo em um campo de pouso em Bagdá, matando oito pessoas, incluindo o Comandante da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã e um comandante de forças paramilitares do Iraque.

Especialistas dizem que o ataque aéreo dos EUA visava pressionar o Irã sobre sua posição no Oriente Médio e enfraquecer sua influência, o que afeta a soberania do Irã.

Em um comunicado, o líder da Revolução Islâmica Iraniana, Sayyid Ali Khamenei, disse que a morte do comandante das forças Quds na Guarda Revolucionária Islâmica pelos EUA foi um ato de guerra, e o presidente Hassan Rohani i também disse que os EUA pagaria caro por isso.

Em meio ao crescente sentimento anti-EUA no Irã, o governo iraniano anunciou no dia 5 que não cumprirá mais o acordo nuclear com os EUA.

A Assembléia Nacional do Iraque realizou uma reunião especial e adotou uma resolução para a retida das tropas estadunidenses do país.

A resolução pediu às Nações Unidas que conduzissem uma investigação de alto nível sobre a situação do ataque aéreo, acusando os EUA de violação grave de sua soberania e segurança.

No dia 8, a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã realizou um ataque com mísseis às bases estadunidenses no Iraque.

O ministro das Relações Exteriores do Irã declarou que seu país não está tentando aumentar as tensões ou travar uma guerra, mas que se defende de qualquer agressão.

Em resposta, os EUA anunciou novas sanções contra o Irã após o ataque de mísseis.

A comunidade internacional está prestando atenção à situação da região do Oriente Médio que se agrava cada vez mais.

Rodong Sinmun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário