terça-feira, 7 de janeiro de 2020
O caráter explorador do sistema capitalista é inalterável
Os políticos ocidentais costumam falar de "bem-estar social" e "políticas de bem-estar social".
Eles dizem que o rápido desenvolvimento da ciência, tecnologia e produtividade no Ocidente está está melhorando a vida material e propiciando a prática da "política de bem-estar", e que muitas pessoas se beneficiam com isso.
Os advogados do capitalismo também anunciam que as pessoas se beneficiam da produção crescente na sociedade capitalista, à medida que aumenta o número de trabalhadores e capitalistas que investem parte de seus lucros em "projetos de caridade".
Então, o caráter explorador do capitalismo foi alterado? De modo algum.
Não existe capitalismo que não explore as massas trabalhadoras, pois não existe capitalismo que não busque o amplo lucro.
A "política de bem-estar social" no sistema capitalista é feito em troca do suor e sangue dos trabalhadores que recebem um retorno devido de seus esforços.
Contudo, os países capitalistas usam vários nomes para disfarçar a exploração e pacificar os rebeldes com o dito "bem-estar social".
As "políticas de bem-estar" e as "obras de caridade" não visam beneficiar de bom coração os trabalhadores.
Os países capitalistas exploram os trabalhadores explorando vários espaços econômicos.
Os salários são o espaço básico para a exploração capitalista dos trabalhadores.
Os capitalistas estão tentando reduzir custos e obter mais lucros reduzindo os salários que deveriam pagar aos trabalhadores.
Certamente, é verdade que a ambição dos capitalistas é restringida pela luta dos trabalhadores por melhores salários.
Os capitalistas fazem concessões e compromissos sempre que as lutas de seus trabalhadores aumentam. Mas é temporário.
O desejo dos capitalistas de economizar custos de produção e extrair lucros de alto rendimento dos cortes salariais permanece inalterado.
Portanto, eles criaram um sistema de salário astuto, cortaram os salários sob vários pretextos, forjam sinais de "deterioração" da administração e promovem demissões como provocação.
Há pouco tempo, uma empresa de serviços postais finlandesa decidiu cortar os salários de seus funcionários em 30%.
Na Grã-Bretanha, a renda dos assalariados continua diminuindo, deixando muitas pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.
São infinitos exemplos semelhantes a esses no mundo capitalista. Em uma sociedade capitalista, os salários são claramente um meio de exploração, não para garantir a subsistência dos trabalhadores.
Nos países capitalistas, os trabalhadores são explorados por meio de créditos, impostos, gestão corporativa, etc.
O comércio capitalista é um meio adicional de exploração dos trabalhadores.
Ao contrário do comércio socialista, que visa suprir os trabalhadores com os bens de que precisam, o comércio capitalista busca apenas puramente o propósito do lucro.
Os preços são estabelecidos em vista dos ganhos dos capitalistas.
Eles buscam obter mais lucros aumentando sistematicamente o preço das commodities.
Assim, um enorme aumento nos custos de distribuição devido à onda de vendas também é uma maneira de aumentar os preços das commodities.
É nesse momento que os preços das commodities sobem nos países capitalistas.
Para os trabalhadores dos países capitalistas, os preços cada vez mais elevados estão se tornando desastrosos.
No Japão, os preços no atacado de commodities no ano fiscal de 2018, que terminou em março do ano passado, aumentaram em 2.2 % com relação ao ano anterior.
No Deutsche Bank, o preço ao consumidor em março do ano passado subiu 3.1% com relação ao mesmo mês do ano anterior.
Os preços dos alimentos também atingiram o nível mais alto em 20 anos em janeiro do ano passado.
A inflação está empurrando os trabalhadores dos países capitalistas para o abismo da pobreza.
Numa sociedade capitalista, o orçamento do Estado é um meio importante para tirar os poucos rendimentos dos trabalhadores em favor dos exploradores.
Isso pode ser visto pela estrutura de ingresso do orçamento.
A fonte básica de receita orçamentária para os países capitalistas é o imposto. O imposto foi criado originalmente pela presença estatal e exploração do espaço.
Nos países capitalistas são cobrados impostos aos trabalhadores para o orçamento estatal.
Nos países capitalistas, existem mais de 100 tipos de impostos atribuídos diretamente aos trabalhadores, e o ônus aumenta a cada dia que passa.
Dizia-se que os políticos nos países capitalistas modificariam as leis tributárias, fazendo alarde como se fossem em benefício dos trabalhadores, mas por fim acabaram sacrificando os interesses dos trabalhadores como de praxe.
Toda vez que uma nova lei tributária é introduzida, a armadilha da cobrança de impostos é reforçada, forçando os trabalhadores a pagar cada vez mais impostos.
Ao revelar a situação dos pobres nos Estados Unidos, uma emissora de determinado país disse:
"Nos Estados Unidos, os trabalhadores pagam cerca de 70% de sua renda em impostos e, se não pagarem, a família é imediatamente desalojada.
A situação deles é crítica.
A maioria dos pobres nos Estados Unidos vive em casas que não recebem água e eletricidade durante o ano porque não podem pagar impostos que aumentaram mais de 50% desde 2000."
Os países capitalistas emitem títulos públicos quando os impostos não são suficientes para completar a receita orçamentária.
Os títulos públicos são usados constantemente para cobrir o déficit.
Obviamente, os títulos públicos se diferem dos impostos, pois estão sujeitos ao pagamento de principal e juros.
Mas muitos países capitalistas buscam a renda dos impostos como meio de exploração e não de reparação.
A natureza exploradora e saqueadora do capitalismo não mudou em nada.
A diferença é que a exploração se tornou mais astuta e mais severa. A intensidade da exploração está aumentando com o desenvolvimento da tecnologia e da produtividade.
À medida que a produção cresce na sociedade capitalista, a diferença entre ricos e pobres e o número de desempregados aumenta, e muitas pessoas vagam na pobreza.
Os países capitalistas estão usando suas artimanhas para disfarçar a exploração, mas a natureza exploradora do sistema capitalista é inalterável.
Ri Hak Nam
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário