sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Faleceu a camarada Hwang Sun Hui


A ex-combatente revolucionária antijaponesa Hwang Sun Hui, deputada à Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia e diretora do Museu da Revolução Coreana, faleceu às 10 e 20 minutos do dia 17 de janeiro de Juche 109 (2020) com 100 anos de idade por conta de respiração deficiente causada por pneumonia aguda.

A participante e testemunha presencial da guerra antijaponesa foi combatente veterana e consequente da primeira geração da revolução coreana que em acato à direção do Presidente Kim Il Sung e do Dirigente Kim Jong Il, dedicou-se por completo a levar a feliz término a causa revolucionária do Juche, iniciada em Paektu.

Nasceu em 3 de maio de 1919 em uma pobre família camponesa da comuna Helong do condado de Yanji da China e se alistou em novembro de 1935 ao Exército Revolucionário Popular da Coreia depois de trabalhar no Corpo Infantil e na Liga da Juventude Comunista.

Na luta armada contra o imperialismo japonês, demonstrou seu indomável espírito combativo e coragem incomparável para defender ao risco da vida o Comando da Revolução e lograr a libertação da pátria.

Depois da libertação, trabalhou como presidenta do Comitê da União das Mulheres em Hyesan mobilizando as mulheres à materialização da linha de construção do Estado, apresentada pelo Presidente.

Depois de graduada na Escola Superior do Partido Kim Il Sung, se tornou em fevereiro de 1965 funcionária diretiva do Museu da Revolução Coreana e dedicou toda sua inteligência e paixão a glorificar o eterno patrimônio da Coreia Juche e fazer reinar em toda sociedade o espírito revolucionário de Paektu que reinava nos locais de combate da luta antijaponesa.

Tornou-se membro suplente do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia em setembro de 1961 e membro da mesma instância partidista em outubro de 1966, ficando no cargo até setembro de 2010.

Foi deputada à APS da RPDC desde sua terceira legislatura em 1962.

Por seus méritos excepcionais realizados pelo Partido, revolução, pátria e povo, foi condecorada com as Ordens Kim Il Sung e Kim Jong Il, os relógios com os nomes dos líderes antecessores, duas vezes o título de heroína da República e de heroína do Trabalho e outras altas distinções do partido e do Estado.

No dia 17, foi publicado o obituário em nome comum do CC do PTC, da Comissão de Assuntos Estatais da RPDC e do Presidium da APS da RPDC.

O texto assinalou que apesar do falecimento de Hwang, seus méritos registrados na longa e gloriosa história, que data da luta revolucionária antijaponesa, brilharão eternamente no curso de avanço vitorioso da causa revolucionária do Juche.

O CC do PTC, a CAE e o Presidium da APS da RPDC informaram que o funeral da falecida será realizado com honras do Estado,e constituíram o comitê funerário estatal presidido por Choe Ryong Hae e integrado por 69 membros, incluindo Pak Pong Ju, Kim Jae Ryong e Ri Man Gon.

O comitê funerário avisou que o velório é realizado na Casa de Sojang do capitalino distrito de Pothonggang e que receberá visitantes das 9 até as 19 do dia 18 e tirará o caixão deste no lugar às 8 do dia 19 para o enterro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário