terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Sobre realizar uma nova viragem revolucionária na construção econômica socialista



Discurso de Encerramento da Reunião Consultiva de altos funcionários do setor econômico em 6 de julho de 1994.

A 21ª Reunião Plenária do Sexto Comitê Central do Partido avançou, no ano passado, uma nova estratégia econômica revolucionária pela qual definiremos os próximos três anos como um período de ajuste e, durante o período, executaremos a primeira-política agrícola, a primeira-política da indústria leve, e primeira-política de comércio exterior como estabelecido, e daremos prioridade para a indústria do carvão, indústria de energia elétrica e transporte ferroviário, os ramos piloto da economia nacional, enquanto promovemos o desenvolvimento da indústria metalúrgica em uma base contínua, assim como para atender a situação prevalecente e a exigência da realidade em desenvolvimento.

A estratégia econômica revolucionária do Partido é a política mais razoável de construção econômica destinada a construir as bases da economia nacional independente, trazer uma melhora significativa nos padrões de vida das pessoas e alcançar objetivos mais elevados do socialismo. Isto irá frustrar os movimentos dos imperialistas e reacionários anti-RPDC que tentam nos sufocar e impõem sanções sobre nosso país, iluminando ainda mais o nosso estilo de socialismo centrado no povo. Devemos continuar avançando sob a bandeira do socialismo e implementar a estratégia econômica revolucionária do Partido resolutamente, trazendo assim um novo aumento na construção econômica socialista.

Nos enfrentamos com bastantes problemas que devemos resolver no trabalho econômico para este fim; contudo, gostaria de me referir hoje somente às mais urgentes que necessitam de solução imediata.

Antes de tudo, demos solucionar prontamente o problema da eletricidade.

A eletricidade, junto com as ferrovias, constituem o pivô da nossa economia nacional. Somente com suficiente fornecimento de eletricidade com prioridade dada à sua produção estabilizar a produção em todos ramos da economia nacional. A eletricidade sozinha, se abundante, contribui para todas as fábricas da indústria pesada, para não falar da indústria leve, funcionaram em completa capacidade. Ao solucionarmos este problema fortaleceremos nossas bases econômicas.

Devido à atual produção insuficiente de eletricidade, as fábricas e empresas não estão funcionando de maneira regular. Sua escassez é um obstáculo à produção de um fertilizante e cimento adequados. Consequentemente, o problema de fornecimento de eletricidade é um problema a ser resolvido em base prioritário no trabalho da economia nacional.

Para uma rápida solução do problema da eletricidade, devemos construir Centrais Elétricas à petróleo bruto.

Em vista da presente situação econômica, é difícil achar uma rápida solução para o problema através da construção de estações de energia atômica ou hidrelétricas. Construir estações de energia atômica levaria muito tempo, enquanto a construção de mais hidrelétricas adicionaria um fardo sobre nós. Mesmo as construções de hidrelétricas em andamento estão demorando a serem concluídas devido a falta de materiais. Mesmo as hidrelétricas quando construídas tem suas limitações porque dificilmente podem trabalhar se não chove o suficiente.

É também irracional para nós construir mais termelétricas devido a produção de carvão abaixo das expectativas. Dada a situação, o único caminho para uma rápida solução do problema do fornecimento de eletricidade é a construção de centrais à petróleo bruto. Tais centrais são fáceis de construir e conduzir. O ponto em questão é a possibilidade de fornecimento de petróleo bruto para ela; vocês devem tomar medidas para garantir o fornecimento de petróleo por todos os meios. Importar petróleo para este fim não deve custar muito dinheiro.

Vocês devem construir centrais elétricas à petróleo bruto com capacidade de 200 000 KWh cada em Haeju, Hamhung e Sariwon.

A central à petróleo bruto na área de Hamhung, se construída, pode ajudar fábricas e empresas locais como o Complexo de Vinalon 8 de Fevereiro e o Complexo de Fertilizantes de Hungnam a funcionar em plena capacidade. Como não é planejado construir novas fábricas e empresas nesta região, a central uma vez construída resolverá o problema da eletricidade na região.

A província de Hwanghae Sul consome grande quantidade de eletricidade através dos trabalhos agrícolas, e as fábricas e empresas em Haeju e Ongjin e a Fábrica de Processamento de Frutas do condado de Kwail bem como uma variedade de fábricas de processamento a serem construídas futuramente necessitarão de maior fornecimento de eletricidade; vocês devem construir uma grande estação com a mesma capacidade em Haeju.

Uma central elétrica deve ser construída também em Sariwon para prover eletricidade para a província de Hwanghae Norte onde estão o Complexo Siderúrgico de Hwanghae, bem como muitas outras grandes fábricas e empresas.

Vocês devem construir uma central à petróleo bruto capaz de gerar 300 000 a 500 000 KWh na província de Hamgyong Norte no futuro. Como estamos construindo a área de Rajin-Sonbong como zona econômica especial é aconselhável construir uma central à petróleo bruto por lá.

Vocês devem construir centrais à petróleo bruto de 200 000 KWh de capacidade em Hamhung, Haeju e Sariwon; mas primeiro em Hamhung.

Vocês devem construir por si mesmos os equipamentos geradores para estas centrais.

Para auxiliar o Complexo de Máquinas Pesadas Taean a fabricar os equipamentos geradores para as centrais à petróleo bruto, farei com que o engenheiro-chefe e outros técnicos da Estação de Energia Térmica 16 de Junho ofereça instruções adequadas.  Como já fabricou equipamentos de geração de energia térmica de 50.000 quilos de capacidade, o complexo provavelmente pode fabricar equipamentos de geração para centrais à petróleo bruto. A construção de centrais à petróleo bruto requer esse complexo para fabricar o equipamento gerador necessário com capacidade de 50.000 quilowatts, quatro conjuntos geradores a cada ano.

De todos os materiais necessários para a fabricação de equipamentos para as centrais, vocês devem produzir o que vocês mesmo podem fazer e importar somente o que está além de sua capacidade. Vocês devem fabricar equipamentos geradores movidos a petróleo pesado, gastando o mínimo de moeda estrangeira possível.

Vocês devem testar em breve o gerador número 1 instalado na Termelétrica de Dezembro, para que possam obter detalhes das vantagens e desvantagens dos equipamentos de geração recém-fabricados para fabricar equipamentos de geração para centrais à petróleo bruto. Vocês devem garantir um fornecimento imediato dos materiais necessários para a Central Térmica de Dezembro, a fim de testar o gerador dentro deste mês de agosto. O Complexo de Máquinas Pesadas Taean deve prestar assistência ativa para uma operação rápida da Central Térmica de Dezembro.

Para encontrar uma solução para o problema da eletricidade, vocês devem adotar medidas para operar as centrais térmicas existentes em plena capacidade. A Central Térmica de Chongchongang, a Central Térmica de 16 de Junho e a Central Térmica de Chongjin têm capacidades de geração consideráveis; no entanto, sua produção elétrica é muito limitada devido ao suprimento insuficiente de carvão e petróleo. Atualmente a Central Térmica de Chongchongang está queimando carvão pobremente concentrado do Complexo de Mineração de Anju e mesmo esse fornecimento não está sendo suficiente para por em pleno funcionamento todos geradores. Conscientes da situação, os funcionários devem os suprir com carvão suficiente, mesmo que precisem importar; todavia, eles não estão fazendo isso.

Se operamos apenas algumas centrais térmicas existentes propriamente podemos produzir centenas de milhares de KWh à mais. Se produzimos então tal quantidade de eletricidade, a tensão sobre o fornecimento de energia diminuirá. O Conselho Administrativo deve, através de discussão efetiva, encontrar a solução para o problema de operar a Central Térmica Chongchongang, a de 16 de Junho e de Chongjin em total capacidade. Vocês devem importar carvão de alta qualidade para a Central Térmica de de Chongchongang, tornando-a capaz de fazer todos geradores funcionarem em plena capacidade. É aconselhável que esta planta seja fornecida com carvão nacional bem concentrado e carvão importado em base 50\50. Vocês devem também importar petróleo bruto para por em plena capacidade as Termelétricas 16 de Junho e de Chongjin.

Vocês devem finalizar o quanto antes as construções em andamento das hidrelétricas Kumgangsan, Kumyagang, Thaechon e Nyongwon.

Depois, devem concentrar esforços na indústria química para a produção de fertilizantes químicos e vinalon em base regular.

Somente quando suficiente fornecimento de fertilizantes químicos são fornecidos ao campo que a questão dos alimentos pode ser resolvida, consistente com a primeira-política do Partido para a agricultura.

Os fertilizantes estão sendo agora fornecidos em pouca quantidade, causando considerável obstáculo para a agricultura. Desde o último outono eu enfatizei sobre a produção de nossos próprios fertilizantes para a agricultura por um lado, e a importação de fertilizantes, por outro; O que eu disso, porém, não foi corretamento implementado. Obviamente, com isso, o trabalho agrícola não tem ido bem. Em minha recente inspeção em áreas locais notei que a produção deste ano é mais baixa do que do ano passado. Eu disse que a colheita na planície de Yonbaek é boa, todavia. Para aumentar a produção de grãos na província de Hwanghae Sul eu enviei funcionários aos condados de Yonan, Paechon e Chongdan para guiar o trabalho agrícola e suprir as unidades com tratores, fertilizantes e outras máquinas e materiais agrícolas; a presente situação de cultivo nessas áreas são consideradas boas. Em contraste, a situação em outros condados não é boa.

Foi-me dito que muitas fazendas cooperativas não podem o arroz e o milho por falta de fertilizantes químicos; a menos que alimentados com fertilizantes na época do amadurecimento das plantações, não podem produzir ouvidos perfeitos nem amadurecer bem. Devemos, em todas as contas, fazer um bom trabalho agrícola, de modo a encontrar uma solução para o problema da alimentação das pessoas e, para esse fim, devemos produzir uma grande quantidade de fertilizantes químicos.

A fim de aumentar a produção de fertilizantes químicos, vocês devem garantir a manutenção e o reparo efetivos dos equipamentos no Complexo de Fertilizantes de Hungnam e no Complexo Químico da Juventude de Namhung, para que eles possam funcionar a plena capacidade.

Esses dois complexos estão tendo que interromper a operação de seus equipamentos por um longo período de tempo todos os anos para manutenção e reparo; dada esta situação, é impossível aumentar a produção de fertilizantes. O vice-primeiro-ministro encarregado da indústria química foi incumbido em várias ocasiões no passado de encarregar-se de sua própria responsabilidade com a manutenção e reparo do equipamento em fábricas de fertilizantes. Ele não cumpriram sua tarefa como deveria; Espero que eles façam isso com crédito desta vez.

O Complexo de Fertilizantes de Hungnam deve concluir a manutenção e reparo de seus equipamentos no segundo semestre deste ano e produzir 850.000 toneladas de fertilizantes anualmente, a partir do próximo ano.

As fábricas de fertilizantes devem usar aço inoxidável para reparar todos os seus equipamentos, de modo que possam operar o equipamento por cerca de dez anos, sem qualquer trabalho de reparo adicional. O Complexo de Fertilizantes de Hungnam está tendo que realizar manutenção e reparos a cada ano porque tem usado tubos de ferro comuns no lugar de tubos de aço inoxidável; tubo de ferro logo se torna sucata sem valor depois de um ano de uso.

Vocês devem produzir e fornecer o máximo de aço inoxidável possível para a manutenção e reparo do equipamento em fábricas de fertilizantes, importando o máximo que for necessário, mesmo à custa do uso de moeda estrangeira. Quanto ao aço inoxidável a ser usado para a manutenção e reparo do equipamento no Complexo de Fertilizantes da Hungnam, o setor metalúrgico deve produzir aço inoxidável importando as ligas necessárias, e quanto à moeda estrangeira necessária para este propósito, deve ganhá-lo por si mesmo.

Vocês devem em breve colocar a produção de vinalon em uma base constante.
A produção constante de vinalon é uma chave para a implementação da política-primeira da indústria leve do partido. A política da indústria leve é a decisão do Partido, um dever inviolável que recai sobre todos e requer uma realização incondicional.

A produção de vinalon não é normal agora, dando origem a uma produção insuficiente de tecidos e outros bens da indústria leve. A falta de pano teve influência negativa nas roupas escolares no ano passado. O setor da indústria leve, no entanto, diz ter suprido todas as crianças e alunos do jardim de infância em todo o país até o final deste junho; isso é um trabalho bem feito.

Vocês devem logo executar as fábricas de vinalon em plena capacidade, de modo a produzir grandes quantidades de vinalon. O Complexo de Vinalon 8 de fevereiro, em particular, deve operar seus equipamentos a plena capacidade. Vocês devem fornecer este complexo incondicionalmente com a eletricidade necessária. Quanto à manutenção e reparo do equipamento neste complexo, os funcionários do setor relevante devem discuti-lo e adotar medidas apropriadas. Vocês também devem tomar medidas eficazes para manter a produção do Complexo de Vinalon de Sunchon em um nível constante.

Em seguida, vocês devem colocar a produção de cimento em pé de igualdade.
A produção constante de grandes quantidades de cimento pode ganhar moeda estrangeira e garantir um impulso dinâmico para a construção.

A capacidade atual do nosso país para produzir cimento é muito considerável. Quando as fábricas de cimento colocam sua produção em pé de igualdade e, assim, produzem cimento em total capacidade, a quantidade é mais do que suficiente para o consumo interno, e cerca de 6 milhões de toneladas podem ser exportadas anualmente. Muitos países querem importar cimento. Se exportarmos 6 milhões de toneladas de cimento, poderemos obter cerca de 180 milhões de dólares, a uma estimativa de 30 dólares por tonelada. Cimento que tem uma resistência à compressão de mais de 300 toneladas ao preço de 50 dólares por tonelada. Portanto, se melhorarmos a qualidade do nosso cimento e vendermos 6 milhões de toneladas, poderemos ganhar 300 milhões de dólares.

O Conselho de Administração propôs que lançaria uma campanha durante o período de ajuste para melhorar a qualidade do cimento até o ponto de ganhar 50 dólares por tonelada; Eu aprovo a proposta. É relatado que a melhoria da qualidade dos materiais requer o uso de carvão com alta qualidade de aquecimento; é preciso melhorar a qualidade do cimento, mesmo que isso signifique importar carvão de alta qualidade.

Mesmo que produzamos cimento até a capacidade, poderemos exportar 6 milhões de toneladas no momento. O cimento está em demanda para muitos projetos, incluindo a construção de centrais hidrelétricas. Vocês não podem exportar os produtos do Complexo de Cimento de Sangwon porque vocês tem que usá-los para a construção de grandes projetos. A qualidade do cimento produzido nas fábricas de cimento à disposição de cada província é pobre, ficando aquém dos padrões de exportação e, portanto, precisa ser usada para a construção local.

Se vocês acharem difícil exportar 6 milhões de toneladas de cimento anualmente, poderão vender apenas cerca de 5 milhões de toneladas. Quando vocês produzirem cimento com resistência à compressão acima de 300, podem ganhar cerca de 250 milhões de dólares em moeda estrangeira, supondo que venda 5 milhões de toneladas a cada ano. O Ministério da Indústria de Materiais de Construção deve, em todas as contas, garantir a produção e exportação de cimento, ganhando assim 250 milhões de dólares por ano em moeda estrangeira.

Hoje pela manhã, liguei para o secretário-chefe do comitê do Partido na província de Jagang para perguntar sobre o funcionamento da Fábrica de Cimento 2 de agosto; ele respondeu que a fábrica estava funcionando bem. Então eu disse a ele para usar seu produto para construir uma central hidrelétrica no rio Jangja e nas residências. Quando vocês colocarem a produção de cimento em pé de igualdade, vocês devem lidar primeiro com a construção de centrais hidrelétricas em andamento.

Devemos manter cerca de 1 milhão de toneladas de cimento na reserva anual. Só então poderemos fornecer cimento a tempo de atender às necessidades de qualquer projeto especial de construção da capital que surja.

O Conselho de Administração deve tomar medidas realistas para maximizar a produção de fábricas de cimento até sua capacidade total a partir do próximo ano. Como a produção de cimento necessita apenas de um suprimento adequado de eletricidade, calcário e carvão, não haverá grandes problemas. Se a eletricidade for produzida em maior quantidade no futuro, as fábricas de cimento devem receber eletricidade suficiente. A fim de suprir o calcário às fábricas de cimento, deve haver caminhões e combustível suficientes. A falta de camiões e combustível está agora dificultando o transporte atempado de calcário já escavado. O caminão Jaju 64 é adequado para transportar calcário. O Complexo Automobilístico Sungri deve fabricá-los para esse fim.

Além disso, devemos aumentar a produção de açoatravés do desenvolvimento da indústria metalúrgica. Se não, não podemos avançar a economia nacional nem mesmo um passo à frente. O aço está em uso em todos os ramos da economia nacional.

A solução para o problema do transporte ferroviário depende de um suprimento adequado de aço. Somente quando possuem aço suficiente, é possível garantir a produção de ferrovias, locomotivas e vagões de carga. A Central de Material Circulante de 4 de junho tem capacidade para produzir até 5.000 vagões de carga. Cinco mil vagões, produzidos anualmente, podem se tornar uma solução para o problema do transporte ferroviário e ganhar muita moeda estrangeira.

Se aumentarmos a produção de aço, podemos erguer muitos tipos de construção. Devido à escassez de aço, os projetos de construção em andamento ainda permanecem inacabados. Como se espera que os projetos de construção se multipliquem em número no futuro, a demanda ou o aço crescerá. Há muitas pessoas que pretendem investir na construção de vários projetos na zona econômica e comercial de Rajin-Sonbong. Sendo assim, se produzirmos grandes quantidades de aço para eles comprarem, poderemos ganhar uma quantia considerável de dinheiro.

O aço é necessário para construir e reparar navios através do desenvolvimento da indústria de construção naval e para o desenvolvimento da indústria extrativa. A queda atual na produção de carvão também se deve a uma oferta insuficiente de aço para as minas de carvão.

Se vocês quiserem aumentar a produção de aço, vocês devem definir o funcionamento das fábricas de metal existentes na capacidade. Quando o Complexo Siderúrgico Kim Chaek, o Complexo Siderúrgico Songjin, o Complexo Siderúrgico Chollima e o Complexo Siderúrgico Hwanghae produzem aço até a sua capacidade máxima, a quantidade de aço será mais do que suficiente para abastecer vários ramos da economia nacional; Vocês podem vender o resto. Este ano, o setor da indústria metalúrgica deve direcionar seus esforços para colocar a produção das fábricas metalúrgicas existentes em uma base estável, por meio do seu funcionamento eficiente, sem estabelecer outras construções.

O funcionamento eficiente de fábricas metalúrgicas requer uma solução para o problema do carvão de coque. Vocês devem importar carvão de coque de vários países, não de um país em particular. Vocês pode comprar o carvão necessário para a produção de aço da Rússia ou da Austrália. Quanto à moeda estrangeira necessária para comprar carvão metalúrgico, o setor da indústria metalúrgica pode obtê-la produzindo e vendendo o aço. Com o dinheiro ganho dessa maneira, esse setor deve comprar carvão para operar as fábricas metalúrgicas. Acho aconselhável calcular mais exatamente a quantidade de aço a ser produzida e exportada por esse setor.

Se vocês quiserem substituir os fornos do Complexo Siderúrgico de Hwanghae por outros de oxigênio, vocês poderão fazê-lo.

A construção da Fábrica de Fundição 9 de outubro é obrigatória, mas não urgente. Devemos construí-la para encontrarmos uma solução para o problema do aço necessário para a produção de chapas de aço necessárias na construção de navios e caldeiras de grande porte.

Eu acho melhor não substituir este ano os fornos atuais pelos de oxigênio no Complexo Siderúrgico e Hwanghae, nem devemos ir adiante com a construção da Fábrica de Fundição 9 de outubro. Como devemos canalizar esforços para colocar a produção das fábricas metalúrgicas existentes em uma base constante este ano, precisamos empreender a construção de novos projetos apenas na medida em que as circunstâncias nos permitirem.

Em seguida, devemos construir muitos grandes navios de carga através do desenvolvimento da indústria de construção naval.

Nosso país é cercado pelo mar em três lados. Portanto, somente quando temos muitos grandes cargueiros podemos desenvolver o comércio com países estrangeiros, particularmente com os países do Sudeste Asiático e outros países asiáticos. No Sudeste Asiático e na área circundante estão situados mais de dez países com os quais podemos comercializar - Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia,Singapura, Mianmar, Malásia, Indonésia, Filipinas, Índia, Paquistão e Bangladesh. Agora que o mercado socialista desapareceu, devemos negociar com eles a sério. Temos de produzir grandes quantidades de bens da indústria leve para exportação para o Sudeste Asiático e vários outros países e importar deles matérias-primas e outros materiais necessários no nosso país.

Devemos garantir que nossos navios transportem nossos produtos de exportação e os materiais brutos e outros que importamos do Sudeste Asiático e países vizinhos. As taxas de transporte são tão exorbitantes que se nós fretarmos um navio estrangeiro para o transporte de nossos produtos, poderemos ficar endividados. Se tivermos muitos grandes navios de carga à nossa disposição, podemos ganhar dinheiro através do transporte de mercadorias de outros países.

Se construirmos muitos grandes navios de carga, também podemos vendê-los por moeda estrangeira. Alguns de nossos funcionários estão estudando a ideia de ganhar moeda estrangeira através da exportação de nossa força de trabalho; Isso não é uma boa ideia. A exportação de mão-de-obra é um fenômeno comum em países atrasados. Como o nosso é um país industrial socialista, vocês devem pensar em produzir uma grande quantidade e variedade de bens industriais e vendê-los, em vez de conceber a ideia de vender mão de obra.

O setor da indústria naval pode não só ganhar moeda estrangeira, mas também promover o desenvolvimento da indústria de construção naval, se construir e vender muitos navios de carga. Mesmo os países economicamente desenvolvidos primeiro ganharam dinheiro fabricando e vendendo pequenos bens antes de comprar matérias-primas e outros materiais para aumentar a produção e gradualmente desenvolver meios avançados de produção. Esses países desenvolveram suas economias através de comércio efetivo, por assim dizer.

Nossos funcionários, no entanto, não são eficientes no comércio. Eles são mal informados das transações mundiais, pois fazem poucas viagens a outros países em negócios comerciais. É necessário enviar oficiais de comércio para países estrangeiros para que possam ampliar seu horizonte de conhecimento sobre o comércio. Quando o setor de construção naval faz navios de carga para exportação, ele pode comprar motores e acessórios necessários para construir mais navios e ganhar muita moeda estrangeira.

O Ministério da Construção Naval não está funcionando como deveria. O ministério surgiu há muito tempo, mas alcançou pouco desenvolvimento na indústria de construção naval do país desde então. Já se passaram vários anos desde que confiei a este ministério a tarefa de construir 100 grandes cargueiros, mas ainda não cumpriu a tarefa. Seus funcionários não têm entusiasmo para construir navios aplicando autoconfiança. Eles estão apenas esperando a ajuda de outros na construção de navios, sem pensar em utilizar sua própria força, tecnologia e recursos latentes para o propósito, deixando assim de avançar com o trabalho energicamente. O setor de construção naval deve lançar uma campanha agressiva para construir até 100 grandes navios de carga em poucos anos.

Nosso país agora é capaz de construir tantos navios de carga quanto quiser. Ele tem muitas bases de construção naval, como o Complexo de Construção Naval de Nampho, o Estaleiro de Wonsan, o Complexo de Construção Naval Hambuk e o Estaleiro Kim Chaek.

O motor é um componente essencial na construção de qualquer grande navio. Este assunto deve ser resolvido através da colaboração com empresas estrangeiras. Acho que vocês não encontrarão grandes problemas na aquisição de navios de grande porte. Vocês precisam fazer um cálculo exato da moeda estrangeira que vocês precisarão para comprar os acessórios para a construção de um grande navio de carga, além daqueles que podemos produzir sozinhos em nosso país. O Conselho de Administração deve mapear um plano concreto para solução dos problemas que surgem na construção de grandes navios de carga.

Pretendo no futuro incentivar a colaboração econômica de nosso país com qualquer país estrangeiro. É claro que podemos certamente viver mesmo sem a colaboração econômica com outros países; contudo, nos engajarmos em colaboração econômica, não nos causarão danos. '

Vários dias atrás, quando Carter veio ao nosso país, eu disse a ele: "Os Estados Unidos estão planejando trazer a 'questão nuclear' do nosso país para as Nações Unidas na tentativa de impor sanções a nós; não temos medo de sanções". Até agora, sempre estivemos sob sanções. Estados Unidos, Japão e outros países tomaram sanções contra nós. No entanto, temos vivido sem grandes problemas até agora. Você acha que não conseguimos existir se formos submetidos a mais sanções agora? " Então ele disse que iria convencer os Estados Unidos a cancelar suas medidas por sanções contra a RPDC. Então eu disse a ele que ele tinha a liberdade de seguir ou cancelá-los. Naquela noite, ele fez uma ligação para seu país. Na manhã seguinte, quando ele me encontrou, ele me informou que os Estados Unidos haviam decidido retirar suas sanções planejadas contra nós. Agradeci-lhe por isso e continuei dizendo:

"Não nos importamos se os Estados Unidos cancelarem ou aderirem às suas medidas planejadas para sanções contra nós. São somente vocês, estadunidenses, que provocam nossa hostilidade. Como vocês tem desconfiança sobre nós, também não temos confiança em vocês. Vocês têm assediado nosso país; apesar de sua pressão e assédio, podemos certamente garantir nosso direito à existência. "

Em sua recente visita, Carter prometeu persuadir os Estados Unidos a desistir de sanções contra nós, fornecer-nos reatores de água leve e iniciar as negociações RPDC-EUA de terceira fase. Significa a longo prazo que os Estados Unidos aceitaram tudo o que eu escolhi. Como vai agir de acordo com sua promessa precisa ser visto; De toda forma, as conversações da terceira fase serão realizadas. Nossa delegação, chefiada pelo primeiro vice-ministro das Relações Exteriores, foi a Genebra para as conversações.

Kim Young Sam está vindo para Pyongyang no dia 25 deste mês para me conhecer. Em seu "discurso inaugural" depois de assumir a "presidência", ele disse que irá me encontrar onde quer que eu fosse, no Monte Paektu ou no Monte Halla. Mais tarde, quando os Estados Unidos aumentaram sua pressão sobre nós, falando da "questão nuclear", ele agiu ao contrário, dizendo que não poderia apertar a mão de uma contraparte que tenha armas nucleares. No entanto, ao me encontrar na hora, Carter disse para mim que Kim Young Sam tinha expressado sua vontade de me conhecer e me perguntou o que eu faria. Então eu disse a ele: "Eu nunca disse que não iria conhecer Kim Young Sam. Como ele disse que não iria me encontrar a menos que concordássemos com a 'inspeção especial', eu não estava disposto a vê-lo. Qual é a utilidade de conhecer alguém que diz que ele não apertaria as mãos se não apresentássemos armas nucleares? No entanto, se ele retratar seu discurso então eu o encontrarei. "

Como resultado, chegou-se a um acordo para realizar as conversações de cúpula norte-sul em Pyongyang. Dizem que na Coreia do Sul está fervendo agora comentários e protestos sobre a visita de Kim Young Sam a Pyongyang, sendo considerada a bandeira branca, dizendo que se ele for a Pyongyang, ele será "dominado pelo presidente Kim Il Sung". É relatado que em sua visita a Pyongyang Kim Young Sam levará uma comitiva de 180 pessoas, das quais 80 seriam jornalistas. Nossas autoridades relataram-me que, durante a discussão com os funcionários do lado sul sobre os assuntos práticos relevantes para as conversas de cúpula norte-sul, o lado sul havia proposto que levassem 80 jornalistas. Então pedi ao funcionário em questão que lhe dissesse que, mesmo que trouxessem 800 jornalistas, não apenas 80, tudo ficaria bem, e que deveriam poder ir a Pyongyang e dar uma olhada à sua vontade. Um grande número de sul coreanos pede por uma visita apenas para ver Pyongyang.

Mesmo que uma multidão deles viesse ao redor, dificilmente encontrariam falhas em qualquer coisa em Pyongyang. Permitir que os sul coreanos olhem ao redor de Pyongyang é mais do que aceitável em todos os aspectos. Todos os estrangeiros que foram a Pyongyang dizem que é melhor que Seul. Carter também disse que Pyongyang é muito melhor que Seul, acrescentando que nenhuma cidade é tão limpa e bela como Pyongyang.

Para efetuar uma mudança na construção econômica socialista, os funcionários devem aumentar seu senso de responsabilidade e papel.

Se as autoridades econômicas fizerem esforços persistentes com o melhor de sua sabedoria e energia, colocando seus ombros na direção de encontrar uma solução para problemas complicados no trabalho econômico, e estiverem profundamente conscientes de seu dever, eles não acharão nada impossível de lidar. O sucesso no trabalho econômico depende inteiramente de como as autoridades trabalham.

As autoridades não devem apenas falar com a boca à lealdade ao Partido e ao líder, mas cumprir seu dever de maneira responsável e assumir a liderança na tomada de avanços e na solução de problemas difíceis, no espírito revolucionário de autoconfiança.

Algumas das autoridades econômicas estão trabalhando agora sem nenhum estudo profundo de seu trabalho e iniciativa criativa. Como eles não esforçam seus cérebros nem aprendem entre as massas, os altos funcionários do setor agrícola ignoram o método efetivo de irrigação existente; eles estão dispostos a introduzir métodos irreais de irrigação. Algum tempo antes dos oficiais interinos da Assembleia Kumsusan me falarem da possibilidade de irrigação sem o uso de balão; então eu saí para ver o funcionamento do método de irrigação em forma de Y, que eu achei bastante fácil e simples. Irrigação de tal estilo é o método de irrigação envolvendo o estabelecimento de equipamentos aqui e ali no campo e colocando tubos de vinil sobre eles, para regar as plantas, etc. Este é um método fácil de irrigação que pode ser empregada, fazendo uso de tubos de madeira e polivinil disponíveis em todo o país. Os altos funcionários do setor agrícola, no entanto, desconhecendo este método, forçaram as fazendas cooperativas a introduzir um método de irrigação tipo balão, considerando-o o melhor.

A irrigação por balão envolve muitos materiais e esforços, pois requer a produção de balões e geradores de hidrogênio. Não é fácil para fazendas cooperativas produzir geradores de hidrogênio para operar irrigação tipo balão. A irrigação em forma de Y, no entanto, pode ser facilmente generalizada porque é simples e fácil de instalar.

Só depois de sair para ver a operação de irrigação em forma de Y, os altos funcionários do setor agrícola organizaram a palestra de demonstração sobre isso na Fazenda Cooperativa Jangchon, no distrito de Sadong. Se tivessem ido ao campo dos agricultores cooperativos para ouvir suas opiniões e feito um cálculo concreto da possibilidade, não teriam forçado a adoção do método difícil de irrigação como fizeram.

Como eu sempre disse, as autoridades devem considerar as massas populares como professores e aprender com elas. Nada é mais poderoso e inspirador no mundo do que as massas populares. Se vocês aprenderem com elas e levá-las para o caminho certo, vocês podem superar qualquer dificuldade. Acreditar no povo e confiar nele sempre leva à vitória; desconfiar do povo e causar seu descontentamento leva a derrotar sempre - essa é uma lição essencial para os revolucionários.

As autoridades não devem apenas acreditar nas massas populares e confiar em seu talento e força, mas servi-las com devoção. Dedicar o todo pelas massas populares é o dever mais honrado e meritório e a maior alegria e glória para os revolucionários.

Até agora, acreditei no povo, aprendi com eles e vivi entre eles. Toda a minha vida é uma vida dedicada ao país e à nação, uma vida comprometida com a luta do povo. No futuro também vou viver com o meu povo.

Andar em meio ao povo e servi-los - é precisamente essa a exigência da Ideia Juche. Incorporar a Ideia Juche significa andar em meio ao povo; andar em meio ao povo significa precisamente incorporar a Ideia Juche. Vocês, funcionários, devem andar profundamente entre o povo, compartilhando a vida e a morte, a doçura e amargura da vida com eles, e fazer uma luta ativa para defender e materializar seus interesses.

Precisamos alcançar a vitória completa do socialismo e a reunificação nacional e consumar a causa revolucionária do Juche sem falta, sob a bandeira desdobrada da Ideia Juche. A Ideia Juche é a ideologia orientadora que nosso povo deve manter de geração em geração na revolução e na construção.

Desejo que os funcionários do campo econômico façam uma nova viragem na construção econômica socialista, quebrando os gargalos no trabalho econômico através de um trabalho organizacional detalhado na direção que defini hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário