quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Constituição para o povo


Eis aqui as palavras de uma personalidade peruana que visitou a RPDC.

“Todas as coisas que vi e experimentei neste país, são de verdade novas e memoráveis e parece que estou sonhando. O mais inacreditável é que trabalhadores comuns desfrutam de uma vida civilizada, sem preocupação alguma, nos edifícios de moradias monumentais levantadas em várias partes. Onde estaria um país ideal como a RPDC em que povo exerce seus direitos na qualidade de dono do Estado e da sociedade?"

A realidade que falou o visitante peruano se deve a que este país conta com uma constituição socialista popular.

Graças à esta constituição, aprovada em 27 de dezembro de 1972 e modificada e complementada várias vezes posteriormente, o povo coreano desfruta de uma vida digna e alegre sendo beneficiados com todas as condições necessárias para viver à custa do Estado.

Pessoas comuns são eleitas como deputados da Assembleia Popular Suprema desfrutando do direito e eleger e ser eleito e desfrutam de liberdade de cultos.

O país instrui gratuitamente os estudantes, oferece a beca aos estudantes universitários e cria as crianças nas creches e jardins de infância às custas do Estado.

Também desenvolve o sistema de assistência médica geral gratuita e fortalece o sistema médico por zonas e o regime da medicina preventiva para proteger e fomentar a saúde dos trabalhadores.

As mulheres, com igual direito que os homens, participam da vida social e dão grande aporte para converter o país em uma potência socialista Também desfrutam de medidas sociais tais como a licença de maternidade, a redução da jornada laboral para as mulheres que tem vários filhos, a ampliação da casa de maternidade, creches e jardins de infância, etc., o que mostra a superioridade do regime socialista da RPDC que aprecia o direito das mulheres.

O povo coreano tem assegurado o emprego estável segundo sua capacidade e aptidão, e leva uma vida feliz sob os benefícios do Estado incluindo os sistemas de seguro social, aposentadoria, férias pagas e direito a casas de convalescia e de repouso.

O Estado constrói muitas moradias para fornecer gratuitamente aos trabalhadores. Na rua Changjon, na dos Cientistas Unha, do distrito residencial de Cientistas Wisong, e na Mirae e Ryomyong levantados nos últimos anos vivem os trabalhadores, intelectuais e demais trabalhadores.
Em muitas bases da vida cultural e estética tais como o Complexo de Piscinas de Recreação de Munsu, o Parque de Recreação do Povo de Rungna e o Golfinário de Rungna, se ouvem as risadas e canções do povo que desfruta de uma boa vida.

O governo da RPDC, apresentando como medidas estatais dar importância ao desenvolvimento dos setores diretamente relacionados com a vida do povo e assegurar a melhoria das condições da vida laboral e material dos trabalhadores, as amplia e desenvolve incessantemente.

Por: Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário