domingo, 9 de dezembro de 2018

Sobre a Ideia Juche (Explicação)


Devido à um grande números de e-mails enviados para a Agência de Notícias da Coreia com sede no Japão, o editor da agência resolveu escrever uma breve explicação acerca do tema em 21 de abril de 1994.

O texto segue:

Juche é uma palavra coreana que pode ser traduzida de forma literal como "dono do próprio corpo"

A Ideia Juche representa uma ideia orientadora invariável da revolução coreana e uma bandeira revolucionária desta época.

Uma ideia progressista desempenha um papel importante no progresso sócio-histórico. Quando as pessoas são guiadas por uma ideia progressista, elas podem ser um poderoso ente criador da história.

Naturalmente, isso não significa que todas as ideias progressistas desempenhem o mesmo papel no desenvolvimento sócio-histórico. Seu papel é diferente de acordo com a forma como eles representam as aspirações e interesses das massas populares e como eles mostram corretamente o caminho que deve ser seguido na luta. Havia idéias que refletiam as aspirações das classes progressistas da sociedade antes mesmo do surgimento da classe trabalhadora.

Mas, devido às suas limitações históricas e de classe, as tendências do pensamento na era passada não podiam deixar de ser prejudicadas no papel que desempenhavam no desenvolvimento social. As idéias revolucionárias da classe operária sozinhas podem refletir corretamente as demandas do tempo e as aspirações das massas e dar um poderoso estímulo ao desenvolvimento sócio-histórico, inspirando o povo a travar a luta revolucionária.

O falecido Presidente Kim Il Sung criou a Ideia Juche depois de adquirir uma visão profunda sobre as exigências de uma nova era, quando as massas oprimidas e humilhadas do povo se tornaram mestres de seu destino.

Assim, ele desenvolveu sua luta por Chajusong (independência) em um plano superior e abriu a era do Juche, uma nova era no desenvolvimento da história humana.

A ideia revolucionária da classe operária surge como reflexo da demanda madura da história e da revolução em seu desenvolvimento.

A fim de fazer avançar a revolução sob as novas condições históricas, a classe operária e os povos de todos os países, conscientes de serem mestres, tiveram que resolver todos os problemas de acordo com sua situação real. Na Coreia, esse foi um assunto particularmente importante por causa das peculiaridades do desenvolvimento histórico e da complexidade e dureza da revolução. A revolução coreana exigiu mais urgentemente que as massas populares seguissem o caminho da revolução de maneira independente e criativa.

A Ideia Juche foi criada com base em tal exigência prática da revolução coreana.

"A revolução em cada país deve ser levada a cabo responsavelmente pelo seu próprio povo, os mestres, de uma forma independente e de uma forma criativa adequada às suas condições específicas." Essa é a essência da Ideia Juche.

A Ideia Juche é um novo pensamento filosófico centrado no homem. Levantou a questão fundamental da filosofia considerando o homem como o fator principal, e elucidou o princípio filosófico de que o homem é o mestre de tudo e decide tudo.

Que o homem é o mestre de tudo significa que ele é o mestre do mundo e do seu próprio destino; que o homem decide tudo significa que ele desempenha o papel decisivo em transformar o mundo e forjar seu destino.

O princípio filosófico da Ideia Juche é o princípio da filosofia centrada no homem, que explica a posição e o papel do homem no mundo.

A Ideia Juche foi criada pelo falecido Presidente Kim Il Sung e é desenvolvida e enriquecida pelo Secretário Geral Kim Jong Il.

Nenhum comentário:

Postar um comentário