domingo, 23 de dezembro de 2018
O Mar Negro se transformou em palco de confronto
O confronto militar entre Rússia e Estados Unidos está se intensificando acerca do Mar Negro.
Não muito tempo atrás, a CNN informou que os EUA começaram a enviar navios de guerra para o Mar Negro. Além disso, meios de comunicação pediram ao Departamento de Estado que notificasse de seus planos de despachar navios, de acordo com as disposições da Convenção de Montreux.
De acordo com a Convenção de Montreux, assinada em 1936, os navios não-turcos devem notificar com antecedência para passar pelos estreitos do Bósforo e do Dardanelos. Além disso, não podem ficar no Mar Negro por mais de 21 dias.
O plano da Marinha dos EUA para o lançamento de navios de guerra ao Mar Negro despertou o alarme da Rússia.
Em princípio, um funcionário relacionado com questões internacionais dos EUA disse: "Os navios dos EUA não têm nada a fazer no Mar Negro por 21 dias. Mesmo que seja simbólico, a junta militar dos EUA só intensificará as tensões regionais."
O Mar Negro é cercado por Rússia, Ucrânia, Romênia, Bulgária, Turquia e Geórgia.
Desde que a Rússia anexou a Península da Crimeia, o Ocidente, incluindo os EUA, aumentou suas forças nas costas do Mar Negro, tornando-o um ponto quente onde os conflitos podem ocorrer a qualquer momento. Em agosto, a OTAN realizou um treinamento militar na Geórgia visando a Rússia.
Os EUA e outras potências ocidentais estão pressionando com as negociações na Península da Crimeia. É uma séria ameaça para a Rússia; estão ampliando as sanções econômicas e conduzindo frequentes exercícios militares com a OTAN.
A Rússia tem respondido fortemente a isso.
No início deste ano, a Rússia inaugurou uma ponte que liga o Estreito de Kerch na Crimeia até o continente da Rússia. Através disso, a Rússia mostrou que o Estreito de Kerch é um divisor de águas no qual a soberania de seu país é exercida. Também tomou medidas para fortalecer o poder militar em resposta aos exercícios militares da OTAN.
Em meio a essa situação, navios da marinha ucraniana foram capturados pela marinha da Rússia na costa da Crimeia. A alegação da Rússia é de que os navios da marinha ucraniana violaram suas águas territoriais.
A OTAN e a União Européia emitiram uma declaração pedindo à Rússia que garanta a entrada de navios no estreito de Kerch. A declaração afirma que a construção da ponte do Estreito de Kerch pela Rússia é uma violação da soberania e da integridade territorial da Ucrânia e tomou a decisão de estender as sanções econômicas contra a Rússia por mais 6 meses.
Os EUA está unindo forças para reagir a isso.
Não muito tempo atrás, o Secretário de Estado dos EUA, em cooperação com parceiros europeus, revelou uma tentativa responder à Rússia, dizendo que seu país está assistindo com atenção os eventos no Estreito de Kerch.
É óbvio que Rússia tomará a ação correspondente acerca da vigilância dos navios de guerra no Mar Negro.
Analistas dizem que o Mar Negro está se tornando um campo de batalha entre a Rússia e os EUA.
Por: Rodong Sinmun, 23 de dezembro de 2018
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário