quinta-feira, 1 de junho de 2017

Batalha de Pochonbo



Mais de 80 anos se passaram desde que o Exército Revolucionário Popular da Coreia alcançou a vitória na Batalha de Pochonbo em 4 de junho de 1937 graças à estratégia militar do destacado líder Kim Il Sung.

Naquela época a fronteira entre a Coreia e a China, por onde muitos revolucionários costumavam passar foi fortemente protegida pelos imperialistas japoneses com 4 destacamentos militares. Haviam cerca de 300 estações de polícias e subestações escondidas na área da fronteira do norte principalmente, equipadas com forças repressivas e altamente móveis.

Visando acabar com a hostilidade do inimigo e com conhecimento topográfico, Kim Il Sung orientou a força principal do Exército Revolucionário Popular da Coreia a fazer uma ponte de jangada e que atravessassem o rio Amnok para recuperar a pátria.

Sua excelente estratégica também orientava-os a verificar ao estabelecer o alvo de ataque de acordo com a situação do momento.

Quando foi informado que uma unidade do ERP foi cercada por inimigos na área do Monte Pegae, o caminho da área de Musan, desviou o alvo de ataque da força principal de Hyesan para Pochonbo para atingir o objetivo de avanço para a libertação da pátria, bem como retomar a área cercada.

A este respeito, o Presidente Kim Il Sung disse em suas reminiscências de "Com o século" (Memórias-No Transcurso do Século, na versão brasileira) da seguinte maneira:

"Se atacarmos Pochonbo, o inimigo centrado na região do Monte Pegae se verá em perigo de estar cercado por nossas forças principais, sobretudo a unidade Choe Hyon.
Eles serão então forçados a abandonar seu plano de cerco e perseguição e se retirarão da linha que alcançaram. Além disso, uma ataque à Pochonbo terá um forte impacto na luta pela pátria como um ataque em Hyesan. Portanto, nosso objetivo de avançar para a pátria também será alcançado"



O resultado da batalha foi uma heroica vitória do ERP que impulsionou a luta que levaria posteriormente a Coreia alcançar sua libertação do domínio dos imperialistas japoneses.
A batalha de Pochonbo foi uma vitória marcante da luta revolucionária coreana contra o imperialismo japonês e simbolo da superioridade da Coreia Juche sobre qualquer um que tente violar sua soberania nacional.

Monumento em memória à Batalha de Pochonbo



Algumas relíquias da Batalha de Pochonbo guardadas no Museu da Revolução Coreana


Ordens de Kim Il Sung em 4 de junho de 1937.


Dados diversos e imagens sobre a batalha e uma metralhadora do Exército Revolucionário Popular

Alguns relatórios e notícias de jornais sobre a batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário