Recentemente, a China condenou energicamente o fato de que o navio de patrulha da guarda costeira dos EUA passou pelo estreito de Taiwan com motivo da visita de Blinken, secretário de Estado dos EUA, à China.
O porta-voz da Guarda Costeira da China publicou uma declaração na qual critica dizendo que os EUA realizam uma aberta fabricação da opinião pública com respeito à passagem do navio de patrulha da guarda costeira e expressou a posição de defender firmemente a soberania, a segurança e os interesses marítimos do país.
“Global Times”, jornal da China, publicou como segue citando as palavras dos especialistas chineses.
O fato de que o navio de patrulha da guarda costeira dos EUA passou pelo estreito de Taiwan imediatamente depois que Blinken partiu da China demonstra claramente que os EUA perseguem como sempre o objetivo de conter a China com o problema de Taiwan.
Nos últimos anos, a Guarda Costeira dos EUA, que tem como sua missão o asseguramento da segurança marítima de seu país, está mobilizando muito mais forças armadas na região da Ásia-Pacífico, sobretudo na região do Pacífico Oeste, cujo objetivo é conter a China.
Isso, como um ato sumamente perigoso que não respeita a soberania e os interesses de segurança da China, revelou mais uma vez o caráter dual da diplomacia estadunidense sobre a China.
Por último, “Global Times” advertiu que se os EUA seguem brincando com fogo a respeito do problema de Taiwan, provocarão o retrocesso das relações China-EUA e este deverá ser responsabilizado totalmente por isso.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário