quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Jon Kum Son


Nasceu em 29 de fevereiro de 1923 na cidade de Sinuiju, província de Pyongan Norte.

Se graduou na universidade com o certificado de licença para professor em um país estrangeiro em 1942.

Desde o primeiro dia da libertação da Coreia (15 de agosto de 1945) trabalhou como locutora e diretora de radiodifusão da Estação de Radiodifusão de Sinuiju na província de Pyongan Norte.

Em 27 de novembro de 1945 ela tomou a responsabilidade da transmissão ao vivo do comício da massas de Sinuiju para dar as boas-vindas ao Presidente Kim Il Sung e depois se tornou locutora do Comitê de Radiodifusão Central Coreia após receber uma carta de convocação do Presidente em dezembro do mesmo ano. 

De maio de 1948 a janeiro de 1951 esteve responsável pela transmissão nas línguas coreana e japonesa em Moscou, União Soviética.

Esteve responsável pela transmissão ao vivo e da cobertura de importantes eventos do partido e do Estado tais como os informes da Conferência Conjunta Norte-Sul de Abril no período da construção democrática e do Comando Supremo do Exército Popular da Coreia no momento de guerra.

Em particular, fez excelentemente a transmissão de importantes documentos como proclamações, manifestos, cartas abertas de chamamento e declarações do governo e do partido, incluindo as transmissões das obras do Presidente Kim Il Sung e do Dirigente Kim Jong Il, e assegurou vigorosamente as transmissões de agitação que estimularam a construção socialista.

Foi deputada à Assembleia Popular Suprema de 1972 à 1990 (da 5ª à 8ª Legislatura). Ganhou muitas medalhas e condecorações, como a Ordem da Bandeira Nacional de Primeira Classe e de Locutora do Povo (1975), Heroína do Trabalho (1983) e o Prêmio Kim Il Sung (1972).

Faleceu em outubro de 2005 e foi enterrada no Cemitério dos Mártires Patrióticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário