sábado, 25 de setembro de 2021

Declaração da subdiretora de departamento do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia


A subchefe de departamento do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Yo Jong, fez pública no dia 25 a seguinte declaração:

Observei com atenção os movimentos do círculo político da Coreia do Sul depois da publicação das declarações que refletem nossa opinião clara e exigência merecida.

Percebi que o ambiente de todos os círculos sul-coreanos de recuperar o quanto antes as suspensas relações entre ambas partes coreanas e lograr a estabilidade pacífica é muito fervente.

Nosso desejo é o mesmo.

Penso que é desnecessário que ambas partes coreanas gastem o tempo repreendendo-se e disputando.

Se a Coreia do Sul deseja com sinceridade a recuperação das relações intercoreanas e o desenvolvimento sã, deve refletir bem e tomar a opção correta.

Por exemplo, não deve conduzir a uma disputa Norte-Sul lançando contra nós palavras grosseiras como "provocação".

Outra vez digo claramente que não podemos tolerar a pauta de padrão duplo.

É uma insistência ilógica e pueril e um desprezo e desafio abertos à soberania da República Popular Democrática da Coreia a pauta de padrão duplo ao estilo dos EUA e da Coreia do Sul com respeito à RPDC, segundo a qual qualificam de "provocação" nossas ações para autodefesa para fazer frente ao ambiente militar na região da Península Coreana e às possíveis ameaças militares e embelezam suas ações para corrida armamentista como "garantia do dissuasivo contra a Coreia do Norte".

A Coreia do Sul não deve tratar de destruir o equilíbrio da capacidade militar na região da Península Coreana sob tal insistência ilógica e pueril, imitando os EUA.

Desejo que surjam na prática os movimentos das autoridades sul-coreanas para eliminar a parcial pauta de padrão duplo e a política hostil à RPDC, todos os preconceitos e expressões verbais hostis que destroem a confiança e todas as demais discórdias.

Penso que quando se mantém a imparcialidade e a atitude de respeito mútuo, se pode alcançar entendimento mútuo entre o Norte e o Sul, declarar o fim da guerra significante sem perder a chance e solucionar satisfatoriamente, num futuro próximo e um após o outro vários problemas para a melhora das relações como a restauração do Escritório Conjunto de Enlace Norte-Sul e a Cúpula Norte-Sul.

Porém, tudo isso é meu critério pessoal.

Também em agosto passado houve a recomendação à parte sul-coreana de tomar a opção correta.

Não quero prever que virá a brisa de verão ou a tempestade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário