25 de setembro marca o 63º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e a República Argelina Democrática e Popular.
Com motivo desse dia recordamos novamente a história e tradição das relações de amizade com a Argélia.
Desde 1954 a luta armada do povo argelino contra a dominação colonial foi empreendida energicamente e em 18 de setembro de 1958 foi proclamado o estabelecimento do governo provisório da República Argelina Democrática e Popular.
O grande Líder camarada Kim Il Sung tomou as medidas para que somente uma semana depois, em 25 de setembro de 1958, nosso país fosse o primeiro a reconhecer o governo interino da República Argelina Democrática e Popular e que estabeleceu as relações diplomáticas com este país.
O grande Líder enviou ajuda material e espiritual à luta do povo argelino pela independência completa do país e, em julho de 1962, depois de alcançada a independência completa da Argélia, brindou apoio e respaldo aos esforços do governo e povo argelinos pela edificação de uma nova sociedade e assim estabeleceu a sólida base e tradição das relações de amizade.
E em maio de 1975, realizando uma visita oficial de amizade à Argélia, situada em um continente distante, estabeleceu um trampolim para desenvolver as relações entre os dois países à etapa mais alta e estimulou grandemente a luta do governo e povo argelinos pelo antiimperialismo e a independência.
Durante os 60 anos passados, RPDC e Argélia fortaleceram e desenvolveram constantemente as relações bilaterais com base no principio da independência, amizade, não intervenção nos assuntos internos, benefício mútuo e igualdade.
O povo argelino apoiou sinceramente a justa luta de nosso povo pela construção socialista e a reunificação independente e pacífica do país.
Nos esforçaremos ativamente para ampliar e desenvolver as históricas e tradicionais relações de amizade entre a RPDC e a Argélia preparadas pelos líderes antecessores conforme à demanda da nova época e aos interesses dos povos dos dois países.
Yang Myong Song, Secretário-Geral da Associação Coreia-Arábia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário