quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Ri Sang Byok


Nasceu em uma família de camponeses pobres em Sagu-ri, distrito de Chongam, cidade de Chongjin, província de Hamgyong Norte, em 30 de março de 1924.

Antes da libertação se formou na Escola Suplementar do Comércio de Chongjin em 1938 e, depois da libertação, em 1959 se graduou na Escola do Comitê Central do Partido.

Depois de se formar na Escola Suplementar do Comércio de Chongjin, foi recrutado pelo exército japonês em setembro de 1944 enquanto trabalhava no armazém da Companhia Kukpyong mas logrou liberdade com a libertação da Coreia.

Desde 1947 trabalhou como locutor da Radiodifusão Central de Pyongyang (posteriormente Comitê de Radiodifusão Central da Coreia) onde transmitiu importantes documentos e declarações do governo da República Popular Democrática da Coreia.

Como membro do Serviço de Radiodifusão no Tempo de Guerra durante a Guerra de Libertação da Pátria, ele fez importantes contribuições como assegurar a transmissão em Seul no momento em que a cidade foi libertada em 28 de junho de 1950.

Recebeu excelente recepção dos ouvintes por sua forma de transmitir vários eventos como as cerimônias de abertura e encerramento do 13º Festival Internacional da Juventude realizado em Pyongyang e a transmissão em tempo real das partidas da RPDC na Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra.

Contribuiu à criação da representação da arte narrativa classificada conforme a forma como comentário, notícia educativa, argumentação política, transmissão ao vivo e informe, e consolidou e desenvolveu a arte da oratória para radiodifusão em língua coreana tendo Pyongyang como centro.

Também criou e publicou muitas obras literárias como poesias, ensaios e letras de músicas e contribuiu a preparar as futuras gerações de locutores promovendo o estudo sistematizado da teoria da arte da oratória em língua coreana e da arte da oratória para radiodifusão jucheana escrevendo vários livros como "Arte da Oratória para Locutores", "Introdução da Arte da Oratória" e "Teoria da Arte da Oratória para Radiodifusão".

Faleceu em 22 de dezembro de 1997 e foi enterrado no Cemitério dos Mártires Patrióticos na comuna Sinmi. 

Em 22 de fevereiro de Juche 87 (1998), o grande Dirigente camarada Kim Jong Il elogiou altamente Ri Sang Byok por ter sido um talentoso locutor amado pelo povo que poderia ser considerado uma propriedade de valor inestimável da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário