A decisão de dar o nome do respeitável grande Líder camarada Kim Il Sung à uma bela avenida de Maputo, capital de Moçambique, distanciado pelo continente e oceano, contém uma razão muito emotiva.
O grande Líder camarada Kim Il Sung, que prestou uma profunda atenção à luta do povo de Moçambique que se levantou com armas nas mãos contra os colonialistas portugueses, se encontrou pessoalmente com a delegação do Partido Frente de Libertação de Moçambique liderada por Samora Moisés Machel, que visitou nosso país em setembro de 1971 e março de 1975, e deu as valiosas instruções sobre os assuntos estratégicos e táticos que se apresentavam na luta do povo de Moçambique pela libertação nacional das colônias e enviou em várias ocasiões muitos materiais de ajuda.
Em 25 de junho de 1975, quando Moçambique logrou a independência, os dois países estabeleceram as relações diplomáticas.
No histórico lugar da cerimônia comemorativa em que se proclamava a independência, o primeiro Presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel, disse em voz alta o seguinte: graças ao grande herói camarada Kim Il Sung que elucidou o caminho a seguir pelo povo de Moçambique, pudemos romper as cadeias da escravidão e acolher a libertação e nós devemos agradecer ao camarada Kim Il Sung com a alma dos antepassados que sangraram e entregaram suas vidas por hoje.
Em 3 de setembro de 1976, o presidente Machel fez denominar a seção de 1.5 km da região central de Maputo, capital do país, como Avenida Kim Il Sung para transmitir eternamente as façanhas do grande Líder que fez grande contribuição à independência de Moçambique.
De fato a Avenida Kim Il Sung constitui uma expressão da profunda adoração e respeito do Presidente Machel e do povo de Moçambique que veneram altamente o grande Líder e um símbolo das históricas e tradicionais relações de amizade e cooperação entre os dois países.
O grande Líder camarada Kim Il Sung também ajudou de modo ativo tanto material como espiritualmente a luta do povo deste país pela construção da nova sociedade depois que Moçambique logrou a independência.
As relações de amizade e cooperação entre a República Popular Democrática da Coreia e Moçambique se desenvolvem de forma favorável e contínua em vários setores como a política, economia e cultura no novo século também.
Nós enviamos um firme apoio e solidariedade à luta do governo e povo de Moçambique para consolidar a unidade nacional e lograr a estabilidade social e o desenvolvimento econômico e nos esforçaremos de modo ativo para desenvolver invariavelmente as tradicionais relações de amizade e cooperação entre os dois países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário