quarta-feira, 1 de setembro de 2021

60 anos de luta pela independência, justiça e paz


Em 1 de setembro há 60 anos o Movimento dos Países Não Alinhados declarou seu nascimento com o nobre ideal de independência, justiça e paz.

O Movimento dos Países Não Alinhados que iniciou sua primeira marcha com 25 países se desenvolveu hoje como força política gigantesca e influente que conta com 120 países membros.

Durante 60 anos passados o Movimento fez grandes contribuições para salvaguardar a paz e a segurança do mundo e defender os direitos coletivos e os interesses dos países membros superando os desafios e as dificuldades da história.

A longa trajetória de 60 anos percorrida pelo MPNA comprova claramente a justeza e a vitalidade do ideal e dos princípios do MPNA apresentados com base nos 10 princípios de Bandung como o respeito à soberania, a integridade territorial, a não intervenção nos assuntos internos, o fortalecimento da cooperação internacional, entre outros.

As façanhas do grande Líder camarada Kim Il Sung e do grande Dirigente camarada Kim Jong Il que fizeram imortais contribuições à luta pela unidade dos povos do mundo, ao movimento pela paz anti-guerra, à realização da cooperação Sul-Sul baseada no espírito de apoio em suas próprias forças coletivas e ao estabelecimento da nova ordem internacional estão gravadas brilhantemente na história do Movimento dos Países Não Alinhados.

O grande camarada Kim Il Sung prestou profunda atenção desde cedo aos trabalhos do Movimento dos Países Não Alinhados pela construção do novo mundo livre e pacífico sem dominação, subordinação, agressão e guerra de toda índole e dedicou esforços incansáveis para fortalecer e desenvolvê-lo.

O grande camarada Kim Jong Il dirigiu energicamente o trabalho de engrandecer e desenvolver o papel e o poderio do Movimento dos Países Não Alinhados à etapa mais alta para defender a independência do país e da nação e realizar a independência do mundo.

A ideia e a causa dos grandes Líderes para fortalecer e desenvolver o Movimento dos Países Não Alinhados continuam firmemente graças ao estimado camarada Kim Jong Un.

O estimado camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia elucidou que o Movimento dos Países Não Alinhados deve ocupar sua posição como poderosas forças amantes da paz contra a guerra e cumprir seu papel e lutar ativamente pela realização da causa da independência do mundo com a bandeira da independência antiimperialista no alto.

Embora tenha transcorrido muito tempo e mudado as gerações, não se cumpriu todavia a missão histórica do MPNA de construir um novo mundo justo e pacífico com a bandeira da independência antiimperialista.

A soberania dos países não alinhados está sendo violada e a paz e estabilidade do mundo estão ameaçadas devido à violação da soberania, interferência nos assuntos internos e coercitivas medidas unilaterais que os imperialistas e as forças dominacionistas estão perpetrando abertamente contra os países independentes.

A realidade exige de modo peremptório mais do que nunca que os países membros do Movimento dos Países Não Alinhados empreendam audazmente a luta contra as maquinações de agressão e guerra dos imperialistas.

Os países membros do Movimento dos Países Não Alinhados devem defender os princípios fundamentais e o ideal do MPNA e rechaçar com as forças unidas a coação e a arbitrariedade dos imperialistas. E devem salvaguardar a soberania, o direito à existência e o direito ao desenvolvimento e fortalecer ainda mais a luta para realizar a verdadeira justiça internacional.

O MPNA, como reafirmou na cúpula de Baku e outras, deve manter invariavelmente a independência e a paz como ideal fundamental do Movimento e apoiar e respaldar ativamente os esforços dos países membros para defender a soberania da nação e fortalecer a cooperação internacional.

O governo da República Popular Democrática da Coreia cumprirá sua responsabilidade e papel no futuro também na luta para lograr a verdadeira justiça internacional, a paz e segurança do mundo conforme à missão e aos princípios do Movimento dos Países Não Alinhados sob o ideal de independência, paz e amizade.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário