sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Camboja dedica esforços à promoção do progresso social


Hoje é o 66º aniversário de independência do Reino do Camboja.

O povo do Camboja, que há muito tempo lamentava sob severo domínio colonial das potências estrangeiras, alcançou a independência total em 9 de novembro de 1953. Desde a independência, o Camboja tem se esforçado para garantir a paz e a estabilidade e impulsionar sua economia.

Externamente, desenvolveu relações de cooperação amistosas com os países vizinhos, implementando uma política externa independente e imparcial, baseada no princípio da coexistência pacífica.

O governo está investindo sua energia na produção agrícola, que forma a base da economia.

Neste país, a maioria dos residentes trabalha na agricultura, sobretudo no cultivo de arroz. Eles também cultivam milho, batata e cana de açúcar.

Está aumentando a quantidade de processamento e suprimento de arroz branco e aumentando o volume de arroz.

As exportações de arroz branco nos primeiros cinco meses do ano foram de 251.720 toneladas, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do governo.

No ano passado, a economia cresceu significativamente devido ao desenvolvimento dos setores de revestimento, construção e turismo no Camboja.

Em janeiro deste ano, começou a construção da terceira maior estrada da capital do Camboja, Phnom Penh.

A extensão da estrada que liga as partes sudoeste e leste da capital é 47.6km.  Em março, também começou a construção de uma nova rodovia com 190 quilômetros de comprimento para unir Phnom Penh e Sihanoukville.

As novas rodovias contribuirão para o desenvolvimento econômico do país.

O governo do Camboja está também tentando melhorar os serviços médicos.

Em julho, lançou um plano de cinco anos para melhorar o serviço médico. O plano visa melhorar os cuidados de saúde e a gestão nutricional de mães e crianças que vivem em áreas rurais.

Também está se esforçando muito para resolver a questão das mulheres.

Neste país, as mulheres estão ativamente envolvidas em atividades sociais e políticas.

No ano passado, a proporção de mulheres na Assembléia Nacional e do Congresso Nacional do Povo foi de 19, respectivamente. Atingiu 3 % e  20 %, o número crescente de executivas, que concentra-se especialmente em órgãos governamentais locais.

Em um discurso, o Primeiro-Ministro do Camboja enfatizou a necessidade de melhorar seu papel na política, economia e educação, referindo-se à alta porcentagem de mulheres que participam na vida política e social.

O Camboja, com os esforços do governo e povo, está promovendo dia após dia o progresso social e a prosperidade do país.

Por: Kim Kwang Myong

Nenhum comentário:

Postar um comentário