sábado, 3 de junho de 2017
Movimento Chollima
Após a guerra, a República Popular Democrática da Coreia estava com grande parte de seu território destruído e com sua economia enfraquecida e precisava rapidamente reconstruir-se e desenvolver-se rapidamente e para isso, logo no discurso de vitória, o Presidente Kim Il Sung em 1953 fala sobre planos para fazer alavancar a economia e sobre o espírito de luta e resistência que os norte coreanos teriam de manter para fazer o país crescer em curtos período de tempo e é nessa batalha do pós-guerra que surge o Movimento Chollima, um movimento que propunha estimular todos os trabalhadores para fazer seu máximo pela pátria.
Para melhor entender, é preciso saber, o que é Chollima?
Chollima é um ser mitológico que aparece em lendas coreanas e chinesas que é uma espécie de cavalo alado que corre a uma velocidade sobrenatural e que não pode ser domado por ninguém.
Qual é a ligação da propaganda norte coreana para se reconstruir para com este cavalo mitológico?
O Chollima representa a velocidade que o país deve ser levantado no pós guerra e, ao dizer que todo coreano pode ser um domador de chollima, define que com esforço conjunto o país será levantado pelo povo. As propagandas também mostram, e inclusive há uma estátua famosa exatamente assim, o chollima, agora domado, dando carona a uma camponesa e um operário fazendo com que a revolução avance rapidamente.
Embora o termo e as propagandas referindo-se ao chollima tenham sido feitas já em 1953, foi em 1953, 3 anos após o armistício de Panmunjom, que a RPDC definiu oficialmente como início do Movimento Chollima. Isso se deve ao fato que após 3 anos o país já estava recuperado em alguns setores mais precisava alavancar mais sua economia e barganhando com China e URSS conseguiu obter mais materiais necessários para tal plano. Diz-se que o marco inicial da Era Chollima foi quando o Presidente Kim Il Sung visitou a planta do Complexo de Aço Kangson e incentivou os trabalhadores que trabalhavam com lealdade ao Partido do Trabalho da Coreia e dedicação a aumentarem ainda mais a produção e fazer desenvolver o local e expandir este espírito por todo o país, assim com um exemplo positivo de produção o movimento ganhou ainda mais força em todo o país que alcançou grandes êxitos reconstruindo o que mais faltava, fazendo então surgir diversas fábricas, escolas, universidades, etc, e ficando muito à frente da República da Coreia comandada pelo ditador Syngman Rhee.
A planta em questão, que era um simples local que nem se poderia chamar de fábrica virou um Complexo que hoje é chamado de Complexo de Aço Chollima e carrega o orgulho deste vitorioso momento na história do país.
O movimento chollima além da reconstrução da cidade também promovia o trabalho dos camponeses a cultivarem mais e mais para atender a demanda do povo e buscar novos métodos de plantio mais eficazes para aproveitar o máximo de terras.O Presidente Kim Il Sung no período inicial visitou quase que diariamente tanto o campo quanto a cidade e fez esforços contínuos para fazer o país prosperar o mais rápido possível.
Não há uma data precisa sobre quando esse movimento teria "acabado", e o que se comenta é que ele não acabou de fato, contudo a produção não seguiu a mesma intensidade continuamente.Nos anos 60 o país teria dado uma "pausa", quando encontrava-se com uma economia boa aos padrões socialistas.
Outras campanhas foram feitas para setores específicos mas uma campanha que englobasse tudo como a chollima não. A RPDC seguiu evoluindo até sofrer um baque com a queda da URSS e com desastres naturais terríveis pouco depois da morte de Kim Il Sung e viveu uma intensa crise no momento chamado "Árdua Marcha" onde tiveram que lutar contra a fome para sobreviver e priorizar as forças de defesa já que não tinha mais a URSS para fazer sua proteção e as ameaças nos anos 90 por parte dos EUA eram cada vez mais constantes.
Após superar a Árdua Marcha a RPDC foi aos poucos recuperando sua economia e apostou além dos esforços e campanhas para recuperação do país em algumas negociações com o exterior e em suas zonas econômicas especiais. Dessa forma o país foi obtendo êxitos pequenos e lentos mas levando em frente a revolução Juche e Songun, até adotar a política Byungjin e dar ainda mais força as suas zonas econômicas o que teve grande êxito sob o comando de Kim Jong Un, e atualmente para fortalecer a economia que precisa crescer mais mesmo sob duras sanções uma nova Era Mallima é proposta pelo Partido do Trabalho da Coreia e o atual ano de 2017 (Juche 106) está sendo o início desta nova era que só no futuro saberemos se será tão exitosa como a primeira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário