domingo, 2 de julho de 2023

As fronteiras peculiares dos países africanos


Conhecimentos gerais internacionais.

Como qualquer um pode ver num mapa-múndi, ao contrário de outros continentes, a maioria das fronteiras dos países africanos são desenhadas em linhas retas, como se fossem desenhadas com régua.

As fronteiras nacionais são a linha de fronteira que separa os países uns dos outros e, ao mesmo tempo, são um sinal dos limites da soberania nacional. As fronteiras nacionais variam de país para país, pois geralmente refletem as características histórico-geográficas, étnicas e naturais do país. Sendo assim, como os países do continente africano passaram a ter fronteiras uniformemente retas?

Antes do século XV, não havia muitas pessoas na vasta terra da África. Os habitantes eram principalmente nômades, mudando-se frequentemente de uma aldeia para outra em busca de fontes de água e pastagens. Assim, por muito tempo, os africanos não tiveram o conceito de fronteiras nacionais.

Desde o momento em que os colonialistas ocidentais invadiram o continente no início do século XV e começaram a saquear seus recursos, a África caiu em uma caldeira de infortúnio.

No século XIX e início do século XX, os colonialistas ocidentais estabeleceram as fronteiras dos países africanos de acordo com seus objetivos e interesses dominacionistas. Eles definiram as fronteiras de acordo com o alcance de suas forças de agressão sem qualquer consideração pelas complicadas relações tribais e étnicas e áreas residenciais na África. Além disso, para facilitar as negociações entre eles, as linhas de fronteira foram definidas ao longo das linhas de longitude e latitude ou retas. 44% das linhas de fronteira traçadas no continente africano pelos colonialistas são baseadas em longitude e latitude, e 30% são determinadas por métodos geométricos, como linhas retas ou curvas. Apenas 26% das fronteiras nacionais são definidas ao longo de rios, lagos e cadeias de montanhas.

À medida que os colonialistas ocidentais delinearam artificialmente as fronteiras da África, as tribos e povos que viveram juntos por um longo período histórico foram dispersos por vários países e regiões.

Kim Su Jin

Rodong Sinmun

Nenhum comentário:

Postar um comentário