sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Publicada declaração do embaixador itinerante do MINREX


O embaixador itinerante do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia, Kim Myong Gil, fez pública no dia 20 a seguinte declaração:

"Li com interessa a informação de que o presidente estadunidense Trump insistiu no 'novo método' para o melhoramento das relações RPDC-EUA assinalando como injusto o modo de 'renúncia nuclear ao estilo líbio'.

Como delegado-chefe da parte coreana às negociações de trabalho RPDC-EUA, dou beneplácito à sábia decisão política do presidente Trump de que se deve desenvolver as relações com RPDC de um ponto de vista mais pragmático, já que desapareceu da administração estadunidense esse fastidioso que tratava o todo com o esquema caduco.

Se estivessem agora no poder, os anteriores executivos estadunidenses que eram indecisos e cativados de pensamento rígido, se haveria criado indubitavelmente na Península Coreana uma situação incontrolável que seria uma ameaça direta para a segurança dos EUA.

Ninguém pode negar este fato.

Embora não possa compreender perfeitamente qual sentido há no "novo método" aludido pelo presidente Trump, gostaria de considerar que isso quer dizer que a melhor opção reside em que ambas partes resolvam por etapas, uma após a outra, começando pelo que é possível no momento e acumulando a confiança entre si.

À parte do profundo sentido de seu discurso, penso que a decisão política de negociar com nova alternativa reconhecendo que é impossível com o velho método é uma expressão do sentido político e temperamento próprios do presidente Trump, na qual não pensam e ou quiseram fazer os ex-governantes estadunidenses.

Espero que a parte estadunidense participe das iminentes negociações entre ambos países com o correto modo de conta e quero pôr-me otimista sobre seu resultado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário