sábado, 28 de setembro de 2019
Com motivo da fundação da União da Juventude Comunista da Coreia
Discurso pronunciado na reunião de formação da União da Juventude Comunista da Coreia em 28 de agosto de 1927.
Camaradas:
Hoje fundamos a União da Juventude Comunista da Coreia, organização de vanguarda dos jovens coreanos.
No ano passado, depois de organizar a União para Derrotar o Imperialismo, empreendemos uma luta difícil, porém honrosa, para colocar em prática seu programa.
Nos baseando nas experiência e nos êxitos acumulados em um ano de luta, a transformamos na União da Juventude Antiimperialista. Esta, como uma organização juvenil, antiimperialista e massiva, que herdou ao pé da letra o programa da União para Derrotar o Imperialismo, contribuirá em grande medida a incorporar as amplas massas juvenis antiimperialistas às filas revolucionárias e consolidar o terreno de massas para a luta antijaponesa.
A situação atual exige com urgência controlar e dirigir em forma unificada as agrupações de jovens estudantes e outras organizações revolucionárias constituídas em todas partes. Hoje, os imperialistas japoneses reprimem de modo mais cruel nosso povo no interior da Coreia, e também na Manchúria, junto com os militaristas reacionários, atuam com frenesi para suprimir o ímpeto antijaponês das massas populares. Frente a isso se desenvolve uma vigorosa luta do povo contra o imperialismo japonês e seus capangas, e especialmente se patentiza cada dia mais em todas as partes o avanço revolucionário dos jovens estudantes e camponeses sensíveis ao novo e com forte sentido de justiça. Esta situação exige criar uma organização de vanguarda capaz de controlar de maneira unificada as agrupações de jovens estudantes e outras organizações revolucionárias, e de conduzir com mais vigor a luta contra o imperialismo japonês e seus lacaios.
Em adição, em vista de que o movimento comunista de nosso país possui um caráter complexo e as rixas sectárias são acaloradas, se apresenta ante à nós, os jovens comunistas, a tarefa urgente de desempenhar o papel de vanguarda que impulsiona com dinamismo a luta antijaponesa de nosso povo e que conduza acertadamente as organizações de massas de distintos setores.
O objetivo final que temos é de construir na Coreia a sociedade comunista onde todos vivam com igualdade. Para tal, é indispensável contar com uma organização de jovens avançados medulares que aspiram ao comunismo.
Refletindo esta necessidade, constituiremos hoje a União da Juventude Comunista da Coreia e proclamaremos sua fundação.
Esta é uma organização juvenil que tem como estrutura os membros medulares da União da Juventude Antiimperialista e abarca jovens operários, camponeses e estudantes forjados e provados em distintas organizações revolucionárias, e que luta pela libertação nacional antiimperialista e pelo comunismo.
Como destacamento de vanguarda dos jovens comunistas coreanos, organiza e dirige as agrupações juvenis e de outros setores das massas.
Os comunistas coreanos encaram as tarefas históricas de derrotar o imperialismo japonês, lograr a independência do país e, mais adiante, construir uma sociedade socialista e comunista, livre da exploração e opressão. Para cumprir com estas tarefas revolucionárias, de alta responsabilidade e grande honra, é preciso aglutinar como uma poderosa força revolucionária as amplas massas populares e organizá-las e mobilizá-las de maneira correta para a luta contra o imperialismo japonês.
A fim de que a UJCC cumpra cabalmente seu dever revolucionário, é necessário, em primeiro lugar, que se consolide como uma organização combativa.
Isto constitui o princípio fundamental na construção das organizações revolucionárias. Somente fazendo-se sólida, a UJCC pode incrementar seu poderio combativo e desempenhar de modo satisfatório o papel de vanguarda em relação às agrupações de jovens estudantes e de outras massas de distintos setores.
Devemos fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para ampliar e fortalecer a UJCC, estendendo-a atá a Manchúria do Leste e do Sul, e ao interior do país.
Intensificar a vida orgânica dos membros da Juventude Comunista é a via fundamental para consolidar esta organização. Isso permite fortalecer a unidade e a coesão de suas filas e cultivar em seus militantes o espírito organizativo e de disciplina.
O que importa na intensificação da vida orgânica dos membros da Juventude Comunista é fazer com que estes, como camaradas, critiquem a tempo e com sinceridade as faltas detectadas para que se retifiquem.
Nos compete converter a Juventude Comunista em um destacamento combativo e organizado, com férrea disciplina. Para defende-la com firmeza e ampliá-la e consolidá-la nas difíceis circunstâncias em que predomina o terror branco do inimigo, é indispensável estabelecer uma férrea disciplina e guardar o segredo da organização.
Os membros da Juventude Comunista respeitarão a consciência e a disciplina da organização, cumprirão incondicional e pontualmente suas resoluções e diretivas, e empreenderão uma dura luta contra seu incumprimento.
Intensificar a educação ideológica dos membros da Juventude Comunista tem grande importância para fortalecer esta organização. É necessário para que seus membros tenham uma firme concepção revolucionária do mundo e lutem até o fim com uma firme convicção na vitória da revolução, sem nenhuma vacilação ante à qualquer tempestade.
Nos corresponde organizar substancial e necessariamente o estudo do marxismo-leninismo em estreita combinação com a prática da revolução coreana e nos armas com a teoria reitora sobre esta.
Devemos ter uma clara consciência dos graves danos que os faccionalistas fizeram à nossa revolução, e vigorizar a educação para neutralizar sua influência nas amplas massas juvenis. Desta maneira, devemos impedir a infiltração de qualquer tendência faccionalista em distintas classes e estratos de jovens.
A segunda tarefa que a União da Juventude Comunista da Coreia deve cumprir é, reforçar a direção sobre as organizações revolucionárias e agrupar estreitamente as amplas massas juvenis sob a bandeira antijaponesa.
Devemos controlar e conduzir de maneira adequada as organizações revolucionárias de jovens estudantes que estão sob a direção da Juventude Comunista, para que cumpram plenamente sua missão. Devemos prestar atenção especial à ampliação e fortalecimento da União da Juventude Antiimperialista em várias regiões para aglutinar firmemente nas organizações muitos jovens de diferentes setores com tendência antijaponesa.
Um dos deveres mais importantes que nos correspondem é conduzir por via correta os jovens que se encontram sub influência dos nacionalistas e faccionalistas, dos quais devemos selecionar, antes de tudo, os progressistas para formá-los como elementos medulares e, através deles, ganhar a grande massa de jovens para nossa causa.
A terceira tarefa que cabe à União da Juventude Comunista da Coreia é organizar e mobilizar com acerto numerosos jovens nas ações antijaponesas de todo tipo.
O objetivo que perseguimos ao agrupá-los no organizativo é, sem dúvida alguma, aniquilar os agressores imperialistas japoneses e lograr a independência da Coreia. Para fazer frente à repressão que o imperialismo japonês fortalece, temos que organizar e incorporar de maneira atinada as grandes massas de jovens à luta contra os agressores.
As organizações da Juventude Comunista, sobre a base de análise da situação objetiva e subjetiva e do nível de consciência dos jovens nas respectivas zonas, se somarão a distintos tipos de luta antijaponesa. Começarão pelo movimento de ilustração das massas juvenis e o levarão paulatinamente às formas superiores como a luta política.
As organizações revolucionárias procurarão que os jovens se formem mais firmemente com o espírito antijaponês e a consciência classista mediante as ações antijaponesas.
A UJCC, uma organização de jovens comunistas, ao controlar e dirigir de maneira unificada outras agrupações revolucionárias massivas de distintos setores, logrará que cada uma destas se esforce para agrupar a maior quantidade possível de massas de seu respectivo setor e exortá-las à luta antijaponesa.
Camaradas:
Desde hoje ostentamos a honra de sermos membros da União da Juventude Comunista da Coreia. Assumimos a séria e importante missão de derrotar os agressores imperialistas japoneses e seus lacaios, os latifundiários pró-japoneses e capitalistas entreguistas, lograr a independência da Coreia e construir uma sociedade feliz, livre de exploração e opressão.
Nossa férrea determinação e o indomável espírito de luta, a de jovens que empreenderam a luta para cumpri-la, são incomparavelmente poderosos e nada poderá deter nossa marcha impetuosa.
Avancemos todos com passos firmes, hasteando a bandeira revolucionária da União da Juventude Comunista até lograr a vitória definitiva!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário