quarta-feira, 24 de junho de 2020

História de quase meio século



24 de junho é um dia significativo que marca o 46º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia e a República Democrática Popular do Laos.

A história das relações amistosas entre os dois países, com base na ideia compartilhada de anti-imperialismo, independência e socialismo, remonta a 1965.

O grande Presidente Kim Il Sung se reuniu com o camarada Souphanouvong, Presidente do Comitê Central da Frente Patriótica do Laos, que participou dos eventos comemorativos do 10º aniversário da Conferência de Bandung em Jacarta, na Indonésia, em abril de 1965, e teve uma primeira reunião significativa com camarada Kaysone Phomvihane, que visitou a RPDC em outubro daquele ano.

O camarada Kaysone Phomvihane também visitou a RPDC para se encontrar com o Presidente Kim Il Sung em 1970 e 1977, respectivamente. E em abril de 1992, ele fez uma visita oficial à RPDC como Presidente do Comitê Central do Partido Popular Revolucionário do Laos e Presidente do Laos e concedeu ao Presidente Kim Il Sung e ao Dirigente Kim Jong Il as ordens mais altas do Laos.

É por isso que os povos de RPDC e Laos se orgulham das relações amistosas e cooperativas dos dois países, dizendo que são relações tradicionais proporcionadas pessoalmente e nutridas há meio século por Kim Il Sung, o grande Presidente do povo coreano. e Kaysone Phomvihane, o respeitado líder do povo do Laos.

Durante esses períodos históricos, o número de viagens de delegações de intercâmbio em todos os níveis entre os dois países chegou a mais de duas centenas, e o número de tratados e acordos concluídos em vários campos chegou a mais de vinte, todos servindo para inspirar e incentivar dinamicamente a construção socialista dos povos dos dois países.

A história e a tradição de amizade duradoura e sincera, intimamente associadas às façanhas imortais dos líderes anteriores, são invariavelmente herdadas através de séculos e gerações.

Em 23 de setembro de 2011, o Dirigente Kim Jong Il, juntamente com o Máximo Dirigente Kim Jong Un, se reuniu com o camarada Choummaly Sayasone, secretário-geral do Comitê Central do Partido Popular Revolucionário do Laos e Presidente da República Democrática Popular do Laos, que visitou a RPDC, e expressou a vontade do Partido do Trabalho da Coreia e da RPDC de desenvolver ativamente as relações de amizade e cooperação desenvolvidas pelas nobres intenções dos líderes anteriores dos dois países e em conformidade com as aspirações dos povos da os dois países.

Na ocasião significativa, o camarada Choummaly Sayasone expressou seus sinceros agradecimentos ao partido, governo e povo coreano fraternos por tem prestado assistência material e moral ao povo do Laos em sua luta pela salvação nacional e para construir uma nova sociedade e também por continuar prestando uma cooperação valiosa como sempre, e sublinhou a vontade invariável do Partido, Estado e povo do Laos de manter, fortalecer e desenvolver ainda mais as relações tradicionais de amizade e cooperação entre o Laos e a RPDC - uma herança excelente e valiosa - no futuro também.

Sob a sábia direção de Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, nosso povo continuará sempre expandindo e desenvolvendo os laços tradicionais de amizade e cooperação com o povo do Laos de maneira abrangente nos campos político, econômico, cultural e outros, trabalhando de mãos dadas para realizar a causa do socialismo.

Associação Coreia-Ásia

Nenhum comentário:

Postar um comentário