sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

As relações de amizade e cooperação estabelecidas no caminho da independência antiimperialista e do não alinhamento


Entre 21 e 23 de janeiro de 1987, Robert G. Mugabe, o ex-Presidente do Zimbábue, visitou nosso país.

Robert G. Mugabe, que logrou a independência do Zimbábue em 1980 depois de haver empreendido uma luta armada de longo período, buscava um método para o desenvolvimento independente do país e a construção de uma nova sociedade, e ao final, com a decisão de encontrar-se mais uma vez e receber as instruções do camarada Kim Il Sung, que é elogiado infinitamente por todo o mundo como o grande Líder da revolução mundial e grande mestre da política independente, veio a Pyongyang.

O camarada Kim Il Sung recebeu cordialmente Mugabe e, dizendo que os povos de ambos países estabeleceram as relações de íntimos companheiros de combate e irmãos no caminho da independência antiimperialista e do não alinhamento, deu instruções detalhadas sobre o rumo e os métodos para que o povo do Zimbábue pudesse avançar com os próprios esforços.

Ao finalizar a visita, Mugabe, que ficou completamente fascinado pelas qualidades de grande homem e a liderança excepcional do grande Líder camarada Kim Il Sung, expressou seu sentimento de respeito e veneração infinitos ao grande Líder que lhe deu instruções importantes para consolidar a independência soberana do Zimbábue e aumentar o bem-estar do povo.

O respeito sincero dele que venerava o grande Líder foi guardado desde a época em que ele estava empreendia a luta armada pela independência do Zimbábue.

Quando Mugabe havia visitado nosso país pela primeira vez em 1978, ano em que a luta armada do povo do Zimbábue estava em pleno auge, o grande Líder expressou total apoio e respaldo a eles e os ofereceu assistências materiais urgentemente necessárias para lograr a vitória na luta armada.

Mugabe nunca se esqueceu da solicitude do grande Líder que deu valiosas instruções para o desenvolvimento independente do país e a construção de uma nova sociedade, e fez muitos esforços pelo desenvolvimento das relações entre os dois países considerando a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) como sua segunda pátria.

Embora tenham passado décadas, as relações de amizade RPDC-Zimbábue continuam invariavelmente hoje também século após século e de geração em geração.

A posição do governo da RPDC de fortalecer e desenvolver as relações de amizade e cooperação com o Zimbábue sob o ideal de independência, paz e amizade é invariável.

Nós faremos contribuições ativas para fortalecer e desenvolver continuamente as relações amistosas RPDC-Zimbábue baseadas na longa história e tradição conforme às demandas da nova época e aos interesses comuns dos povos de ambos países.

Pak Yong Hyok, secretário-geral da Associação Coreia-África

Nenhum comentário:

Postar um comentário