quarta-feira, 26 de junho de 2024

Façanhas imortais que brilham junto com as relações de amizade RPDC-Moçambique


25 de junho é o dia significativo que marca o 49º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia e a República de Moçambique.

Com motivo deste dia, recordamos as façanhas imortais do grande Líder camarada Kim Il Sung que apoiou e respaldou ativamente a luta do governo e povo moçambicanos pela libertação nacional das colônias e a construção de uma nova sociedade.

O grande Líder camarada Kim Il Sung, veterano destacado da política mundial, prestou profunda atenção à luta pela libertação nacional do povo moçambicano contra a subjugação colonial, e recebeu calidamente a delegação da Frente de Libertação Nacional de Moçambique liderada por Samora Moisés Machel que visitou nosso país em setembro de 1971 e março de 1975, e discutiu francamente sobre os assuntos estratégico-táticos que se apresentavam na luta pela libertação nacional das colônias.

Ademais, quando Moçambique fundou um Estado soberano independente livrando-se do jugo colonial em junho de 1975, o grande Líder fez com que fossem estabelecidas imediatamente as relações diplomáticas em nível de embaixadores com Moçambique, e enviou assistências materiais e espirituais ao povo moçambicano que acelerava a construção de uma nova sociedade.

Samora Moisés Machel, eleito como primeiro Presidente da República de Moçambique, quando a construção da nova sociedade tropeçou com provas e dificuldades pelas manobras de impedimento dos imperialistas e forças hostis, visitou novamente nosso país em maio de 1978, onde recebeu as instruções valiosas do grande Líder.

O camarada Kim Il Sung enviou milhares de toneladas de alimentos à Moçambique, que sofria de escassez de alimentos, e agrônomos bem capacitados para que ajudassem no incremento da produção agrícola

O Presidente Machel, muito impressionado pelos nobres traços e sublime obrigação moral internacionalista do grande Líder, denominou a avenida central de Maputo, capital do país, como “Avenida Kim Il Sung” para transmitir eternamente suas façanhas.

Durante quase meio século depois do estabelecimento das relações diplomáticas, RPDC e Moçambique vieram desenvolvendo as relações de amizade e cooperação em diversos setores como política, economia e cultura.

Nós ampliaremos e desenvolveremos ainda mais as relações com Moçambique em todas as esferas, de acordo com os interesses comuns dos dois povos sob a bandeira da independência anti-imperialista.

Paek Il Hyok, membro da Associação RPDC-África

Nenhum comentário:

Postar um comentário