sexta-feira, 28 de junho de 2024

Ilhas Galápagos, conhecidas como "museu da natureza viva"


Conhecimentos gerais internacionais.

As Ilhas Galápagos, formadas por uma série de erupções vulcânicas no fundo do mar, estão localizadas no Oceano Pacífico, 1.000 km a oeste da costa do Equador. Consiste em 16 ilhas vulcânicas grandes e pequenas, incluindo a Ilha Isabela, e muitos recifes que as rodeiam. A área total é de 7.800㎢.

Por estar longe do continente, os animais e plantas vivem há muito tempo em um ambiente isolado e fechado, com pouca influência do mundo exterior e da humanidade.

O biólogo Charles Darwin chegou às Ilhas Galápagos em 15 de setembro de 1835 a bordo do navio de guerra britânico “Beagle” e descobriu que havia muitas plantas e animais raros lá. As ilhas são habitadas por uma variedade fascinante de criaturas, desde caranguejos que andam eretos até pássaros que roubam ovos de outros pássaros. Entre os residentes mais notáveis estão o raro cormorão-das-galápagos, o leão-marinho que chora e a foca de pelo macio. Surpreendentemente, até mesmo pequenos pinguins, que preferem climas frios, podem ser encontrados nesta região próxima da Linha do Equador.

Há muitos lagartos marinhos (iguanas-marinhas; com costas em forma de lâmina de serra e garras assustadoramente semelhantes a ferros) que aprenderam o instinto de viver debaixo d'água para evitar danos dos animais terrestres.

Galápagos é o nome dado a um tipo de tartaruga em espanhol. Há tartarugas por toda parte das ilhas. Originalmente eram da mesma espécie, mas aos poucos foram se diferenciando em diversas espécies, e como os ambientes de vida nas ilhas eram diferentes, o formato do dorso da tartaruga também mudou.

Existem também cormorões (um tipo de ave que vive perto de rios ou do mar) que são incapazes de voar. Como as condições alimentares são tão abundantes, a ave perdeu gradualmente a capacidade de voar e as penas das asas desapareceram.

Por outro lado, eles aprenderam a se adaptar ao processo de capturar e comer peixes.

Em um processo de coleta e classificação de amostras de diversas espécies de animais e plantas nunca antes vistas em qualquer região do mundo, o biólogo Darwin, ao estudar os diversos estágios do processo evolutivo ao longo de um longo período, lançou ao mundo a teoria da evolução biológica por meio da seleção natural, intitulada "A Origem das Espécies".

Em 1978, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura declarou as Ilhas Galápagos, conhecidas como o “Museu da Natureza Viva” e o “laboratório da evolução biológica”, como Património Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário