segunda-feira, 24 de junho de 2024

Cinquenta anos de amizade e unidade


24 de junho é o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia e a República Democrática Popular do Laos.

O estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia e a República Democrática Popular do Laos, em 24 de junho de 1974, serviu como marco que criou a base para fortalecer e desenvolver ainda mais em todas as esferas a unidade combativa e a cooperação entre os povos de ambos países no cumprimento da causa comum da independência anti-imperialista.

Durante 50 anos passados desde o estabelecimento das relações diplomáticas, RPDC e RDPL se apoiaram e colaboraram estreitamente nos cenários regionais e internacionais realizando itnercâmbios de delegações de alto escalão e ampliando a cooperação em vários setores.

As relações amistosas entre os dois países avançaram vigorosamente durante o meio século passado em meio à situação internacional em mudança porque estão baseadas na firme pedra angular e no consenso de ideal preparados pelos líderes antecessores.

O primeiro encontro entre o grande Líder camarada Kim Il Sung e o camarada Kaysone Phomvihane, efetuado em outubro de 1965, preparou uma pedra angular das relações de amizade RPDC-RDPL e serviu como acontecimento histórico que impulsionou energicamente seu desenvolvimento.

Durante toda sua vida, o grande Líder camarada Kim Il Sung se reuniu em várias ocasiões com os camaradas Kaysone Phomvihane e Khamtay Siphandone e outros dirigentes do Partido e do Estado do Laos e cultivou com muito esforço as profundas relações amistosas baseadas na nobre obrigação moral revolucionária no caminho da luta pelo ideal comum do socialismo, e isso serviu de nutriente e força motriz para o desenvolvimento das relações bilaterais.

O significativo encontro celebrado em setembro de 2011 em Pyongyang, entre o grande camarada Kim Jong Il, o estimado camarada Kim Jong Un e o camarada Choummaly Sayasone, Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Popular Revolucionário e Presidente da República Democrática Popular do Laos, constituiu um evento histórico que desenvolveu em etapa mais elevada as relações tradicionais de amizade e cooperação entre RPDC e RDPL, impregnadas da abnegação e dos esforços dos líderes antecessores.

Hoje em dia, as relações bilaterais acolhem a era de sue maior esplendor sob a profunda atenção do estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente de Assuntos Estatais da RPDC, e o camarada Thongloun Sisoulith, Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Popular Revolucionário e Presidente da República Democrática Popular do Laos.

Nosso povo, que aprecia os laços de amizade e cooperação com o povo laosiano, apesar da distância geográfica, está contente com os êxitos notáveis que o fraterno povo laosiano alcança no cumprimento da resolução do XI Congresso do Partido sob a acertada direção do Partido Popular Revolucionário, liderado pelo camarada Thongloun Sisoulith, e formula votos por seus maiores êxitos.

É firme e invariável a posição do governo de nossa República de apreciar as tradicionais relações de amizade e cooperação com o Laos no mesmo caminho pelo socialismo, ideal comum, e ampliar e desenvolvê-las ainda mais como sólidas relações estratégicas, independentemente da mudança da situação.

As tradicionais relações de amizade e cooperação entre RPDC e RDPL, que registraram a história orgulhosa século após século e década após década, manifestarão no futuro ainda maior poderio na luta conjunta dos povos dos dois países para realizar o nobre ideal e propósito.

Pak Sang Kil, vice-ministro das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário