O Estreito de Mandeb um estreito entre a parte sudoeste da Península Arábica e a parte nordeste do continente africano, ligando o Mar Vermelho e o Mar Arábico.
Mandab significa “estreito perigoso” ou “portão do sofrimento” em árabe, e foi assim chamado porque era muito perigoso para os navios passarem por este estreito devido ao rápido fluxo de água.
Tem 109 km de comprimento, 26,5 km de largura e 31 m de profundidade no ponto mais raso.
Este estreito está repleto de pequenas ilhas vulcânicas, a maior das quais é a Ilha Perim. A Ilha Perim pertence ao Iêmen. A distância mais próxima do continente é de 2,8 km. Esta ilha fica na entrada do Golfo de Aden para o Mar Vermelho, dividindo o estreito em duas passagens. Uma seção com vários quilômetros de largura entre a parte sudeste da ilha e o Iêmen continental é chamada de pequeno estreito. O pequeno estreito é uma rota pela qual os navios internacionais devem passar.
A parte ocidental da ilha fica a 20 km de Djibouti, na África, e essa parte é chamada de Grande Estreito. Existem muitos recifes no Grande Estreito, dificultando a passagem dos navios.
O Estreito de Mandeb, que liga o Mar Vermelho, o Golfo de Aden e o Oceano Índico, é conhecido como uma passagem comercial vibrante desde os tempos antigos.
Este estreito é também a porta de entrada para o Mar Vermelho e uma rota estratégica de transporte de petróleo bruto.
Por isso, o Estreito de Mandeb tornou-se uma importante tábua de salvação para muitos países ao redor do mundo.
Desde a eclosão da crise em Gaza, a situação nesta zona tornou-se muito aguda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário