O estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, ofereceu na noite de 19 de junho um banquete em honra ao Presidente da Federação Russa, Vladimir Vladimirovich Putin, que visitava a RPDC.
Foram convidados para a recepção o ministro das Relações Exteriores, Serguey Lavrov; o primeiro vice-Primeiro-Ministro do governo, Denis Manturov; o vice-Primeiro-Ministro do governo, Alexander Novak; o vice-diretor da administração presidencial e secretário de imprensa do presidente, Dmitry Peskov; o assessor do presidente para política externa, Yuri Ushakov; o ministro da Defesa, Andrey Belousov; o ministro de Recursos Naturais e Ecologia e presidente da parte russa da comissão intergovernamental para a cooperação comercial, econômica e científico-técnica entre FR e RPDC, Alexander Kozlov; o ministro da Saúde Pública, Mikhail Murashko; o ministro dos Transportes, Roman Starovoit, e outros acompanhantes, assim como o embaixador extraordinário e plenipotenciário da Federação Russa na RPDC, Alexander Matsegora, e outros integrantes da embaixada russa.
Estiveram presentes Kim Tok Hun, vice-presidente da Comissão de Assuntos Estatais e Primeiro-Ministro da RPDC, Choe Ryong Hae, primeiro vice-presidente da Comissão de Assuntos Estatais e presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema da RPDC, a ministra das Relações Exteriores, Choe Son Hui, os secretários do CC do PTC e outros funcionários do partido, do governo e do exército.
Quando os líderes entraram no salão de recepção, todos os participantes aplaudiram efusivamente eles que, com sua perspicácia extraordinária e guia destacada, forjam uma nova era dourada da amizade RPDC-Rússia.
O estimado camarada Kim Jong Un proferiu um discurso para dar boas-vindas ao Presidente Putin.
Primeiramente, deu cordiais boas-vindas ao Presidente da Rússia, que visitava Pyongyang, capital daRPDC, como fez há 24 anos quando se iniciava o novo milênio, e aos demais amigos russos, e rendeu homenagem e estendeu saudações fraternas ao governo e povo russos em nome do governo e povo coreanos.
Se mostrou muito emocionado pelo encontro no banquete em honra ao Presidente Putin, hóspede do Estado mais destacado para o povo coreano, no dia histórico em que foi produzido um grande acontecimento, o da assinatura do novo tratado interestatal mais efetivo e abarcador nas relações de amizade entre ambos países.
"Celebramos um acontecimento tão transcendental como o de hoje no trajeto de desenvolvimento dos vínculos bilaterais, o que se deve inteiramente à resolução, aos esforços e à atenção minuciosa do camarada Presidente Putin", avaliou e reiterou seu agradecimento por demostrar sem reservas, com sua ação inequívoca, sua vontade de escrever uma nova crônica das relações bilaterais e garantir o eterno bem-estar e futuro dos dois povos.
"Para nós, é um grande orgulho e honra ter a Rússia, Estado poderoso, como parceiro estratégico e aliado", apontou e reafirmou a invariável posição do governo coreano de perpetuar a inabalável amizade RPDC-Rússia apoiando e solidarizando-se com a Federação Russa de forma multilateral em todas as esferas, sobre a base do novo tratado interestatal.
Propôs um brinde pela saúde do respeitado camarada Putin, pela prosperidade contínua da Rússia, vizinho mais amistoso, pela eternidade dos indestrutíveis vínculos de amizade RPDC-Rússia, que serão invejados pelo mundo, e pela saúde dos camaradas e amigos presentes na recepção.
Em seguida, Putin proferiu seu discurso.
Vultou a agradecer Kim Jong Un e todos os amigos coreanos pelo convite para visitar a maravilhosa RPDC.
Após expor sua emoção por esta recepção amável, mencionou que nas conversações confirmaram o interesse comum de desenvolver ainda mais a cooperação igualitária e de benefício mútuo.
"Na complicada situação mundial de hoje, os dois países seguem fomentando a camaradagem, a ajuda fraternal, a boa vizinhança e a cooperação com base nas tradições gloriosas estabelecidas pelas gerações anteriores", apontou.
"Colaborando ativamente no cenário internacional para promover a paz, estabilidade e prosperidade na região e no resto do mundo, lutamos juntos contra a hegemonia e as práticas neocoloniais dos EUA e seus seguidores e suas tentativas de nos impor o modelo de desenvolvimento e um valor que não tem nada a ver conosco", acrescentou.
"Tanto na Rússia como na Coreia existe o provérbio: 'Quem é sua irmã? A vizinha mais próxima', e este engenho do povo reflete o caráter das relações bilaterais", expressou.
Ao final, propôs um brinde pelo fomento da amizade e cooperação entre os dois países, pelo bem-estar e pela prosperidade de seus povos e pela saúde do Presdente de Assuntos Estatais, Kim Jong Un, e os amigos coreanos lá presentes.
No banquete reinou um ambiente amistoso e ameno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário