Na 47ª sessão realizada em outubro de 1992, a Assembleia Geral da ONU proclamou o dia 3 de dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de aumentar a compreensão social sobre as pessoas com deficiência, promover a atenção social a elas e assegurar plenamente seus direitos e interesses.
Em nosso país, graças à política do governo da República voltada para a proteção das pessoas com deficiência, todos os deficientes estão realizando seus sonhos e esperanças sem qualquer sombra em seus corações.
A Lei sobre o Trabalho de Operários e Funcionários de Escritório, promulgada em junho de 1946, pouco após a libertação do país, estabeleceu medidas para assegurar as condições de vida às pessoas que adquiriram deficiências durante o trabalho e àquelas que perderam a capacidade laboral devido a doenças contraídas durante o exercício da profissão. Isso pode ser considerado o início da proteção aos deficientes em nosso país.
Após a fundação de nossa República em 1948, diversas medidas foram tomadas para tratar preferencialmente e proteger as pessoas com deficiência em escala estatal. Desde então, foram promulgadas várias leis, como a Lei de Proteção aos Deficientes e a Lei de Proteção dos Direitos dos Deficientes, garantindo plenamente os direitos sociopolíticos, econômicos e culturais das pessoas com deficiência. Além disso, os marcos legais foram continuamente renovados e aperfeiçoados para que elas possam desfrutar de uma vida genuína como donos do Estado e da sociedade.
A Associação de Ajuda aos Deficientes da Coreia, fundada em 1998, foi reorganizada como o Comitê Central da Federação de Proteção aos Deficientes da Coreia em 2005, estabelecendo um sistema institucional ordenado para proporcionar condições e ambientes de vida mais favoráveis às pessoas com deficiência.
Além disso, essas pessoas usufruem de serviços de reabilitação funcional em sanatórios, sob o sistema estatal de tratamento e reabilitação para deficientes. Crianças e adultos com deficiência de todos os tipos aprendem conhecimentos úteis, conforme seus interesses e desejos, em escolas, universidades e instituições de ensino profissional especializadas.
A dignidade, os direitos e os interesses das pessoas com deficiência são garantidos pela política estatal e pela atenção da sociedade, permitindo que participem ativamente da vida social em igualdade de condições com as demais pessoas. Entre elas, destacam-se poetas, um fabricante de violinos surdo-mudo e um indivíduo que recebeu o título de Herói do Trabalho, a maior honraria concedida a um cidadão da República, em reconhecimento à sua significativa contribuição ao país por meio de esforços patrióticos e criativos ao longo de décadas.
Podem existir aqueles que enfrentam limitações físicas, mas não há nenhuma pessoa com deficiência que sofra dores na alma por não conseguir realizar seus sonhos e esperanças. Essa é a realidade de nosso país socialista. Sob os cuidados de nosso partido e governo, as pessoas com deficiência cantam em voz alta a canção "Não temos nada a invejar no mundo" e tornam seus sonhos realidade, superando suas limitações.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário