No dia 4 de dezembro de 2024, foram trocados em Moscou os instrumentos de ratificação do Tratado sobre a Associação Estratégica Integral entre a República Popular Democrática de Coreia e a Federação Russa, assinado em 19 de junho de 2024, em Pyongyang, pelos líderes de ambos os países.
O vice-ministro das Relações Exteriores da RPDC, Kim Jong Gyu, e seu homólogo russo, Andrey Rudenko, assinaram o protocolo de troca dos documentos.
De acordo com o artigo 22 do tratado, este entrou em vigor a partir de 4 de dezembro de 2024, quando os instrumentos de ratificação foram trocados.
Ao mesmo tempo, o tratado de amizade, boa vizinhança e cooperação entre a RPDC e a FR, acordado em 9 de fevereiro de 2000, foi invalidado.
O Tratado sobre a Associação Estratégica Integral entre a RPDC e a FR constitui o quadro legal que permite a realização do grande projeto das duas Direções estatais e o desejo de seus povos de construir um Estado poderoso, preservando firmemente a segurança regional e global, conforme os interesses comuns, ao situar as relações bilaterais em uma nova altura estratégica.
Os profundos laços bilaterais baseados neste tratado são um potente aparato de segurança que promove o bem-estar de ambos os povos, alivia a situação regional e garante a estabilidade estratégica internacional. Além disso, desempenharão um papel como força motriz poderosa para acelerar o estabelecimento de uma ordem mundial multipolar, independente e justa, livre de dominação, subordinação e hegemonia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário