Patriotas e fiéis que deixaram marcas claras no trajeto de desenvolvimento de nosso Estado.
Um compositor que contribuiu ao desenvolvimento da música jucheana.
Senhor Ri Myon Sang, presidente fundador do Comitê Central da União de Músicos da Coreia.
O estimado camarada Kim Jong Un disse como segue:
"Devemos educar as novas gerações para que possam viver uma vida brilhante como as gerações anteriores que foram infinitamente fiéis ao partido e ao líder."
Nos 70 anos de história de nossa República, também está gravado o nome do senhor Ri Myon Sang, que cresceu como um compositor amado pelo país e pelo povo nos braços do grande sol.
Nascido em uma família de agricultores pobres antes da libertação, ele passou seus dias de estudo em terras estrangeiras nutrindo um sentimento pela música. Embora tenha posteriormente regressado ao país e criado canções e canções folclóricas com um talento extraordinário, seu destino como músico desafortunado em um país colonizado não havia mudado.
Foi após a libertação que ele começou a se envolver em atividades de criação como um verdadeiro compositor do povo. Em maio de Juche 35 (1946), o senhor Ri Myon Sang teve a honra de participar em uma conferência em Pyongyang e escutar o discurso muito significativo proferido pelo grande Líder. A partir de então, mudou o rumo de sua vida como compositor revolucionário que conhece a revolução e cumpre e defende as políticas partidistas.
A famosa obra criada por Ri Myon Sang naquela época foi "Pátria brilhante", uma canção que glorifica eloquentemente os ardentes sentimentos patrióticos e o orgulho nacional de nosso povo. Posteriormente, compôs uma série de canções amadas pelo povo como "Maio de vitória" e "Vamos ao mar e às montanhas" que transmitem o temperamento firme da classe trabalhadora que se levantou no cumprimento do primeiro plano da economia popular com a alegria e paixão de ser mestre do país.
O grande Líder disse que as canções compostas por Ri Myon Sang são amadas pelo povo porque são ricas em sentimento nacional e popular e enviou afetuosamente um piano de presente ao compositor.
O amor caloroso e confiança do Líder paternal foram a força motriz que lhe deu um fervor criativo ilimitado. Sendo assim, mesmo nos dias da severa Guerra de Libertação da Pátria, ele sempre esteve próximo dos combatentes que lutavam defendendo a vontade do grande Líder.
Contribuiu para despertar os soldados e oficiais do Exército Popular à batalha para destruir os inimigos criando "Passo de Mungyong" e "Canção da Defesa da Pátria".
No processo de experimentar o amor pela pátria, pelos parentes e pela terra-natal, vivendo junto com os combatentes do Exército Popular nas cotas que queimavam dia após dia no fogo da guerra, ele criou a canção "A querida casa em minha terra-natal" e deu força e coragem ao povo que se levantou para a produção no tempo de guerra compondo a canção "2000-ri de Amrokgang" repetindo o pensamento que teve enquanto andava de jangada junto com um jangadeiro.
Depois, o senhor Ri Myon Sang criou muitas canções que contribuíram ativamente para armar os trabalhadores e militantes partidistas com a tradição revolucionária de nosso partido, como a canção "Cai a neve".
Sempre que ele criava novas obras-primas, o grande Líder as elogiava dizendo que eram boas e que todo mundo as cantava, e conferiu a ele o título de Artista do Povo.
O grande General fez com que ele fosse o primeiro ganhador do Prêmio Kim Il Sung no país por sua contribuição notável ao trabalho de adaptar as obras clássicas imortais para a ópera e, posteriormente, fez concedê-lo a Ordem Kim Il Sung, a máxima condecoração do país.
O senhor Ri Myon Sang criou brilhantemente como obra-prima da época a canção "O Partido é a mãe da minha vida" tendo um zelo criativo enérgico mesmo em idade avançada para retribuir o cálido amor dispensado pelos grandes homens sem igual.
Quando o senhor Ri Myon Sang faleceu, o grande General elogiou suas façanhas como compositor talentoso e amado pelo povo e ordenou a preparação de seu túmulo de mártir patriota na cidade de Haeju. Depois de muitos anos desde seu falecimento, o grande General demonstrou seu grande apreço por Ri Myon Sang com a preparação de um concerto musical em comemoração ao seu 100º natalício.
A vida preciosa do senhor Ri Myon Sang, que desfrutou da benevolência do grande sol, é eterna junto com as canções famosas que nosso povo ama e gosta de cantar.
An Jong Chol
Nenhum comentário:
Postar um comentário