quarta-feira, 31 de maio de 2023

Crimes com armas de fogo, produto da “liberdade e prosperidade” de estilo estadunidense


Recentemente, a BBC do Reino Unido publicou um comentário intitulado “Quantos ataques com armas de fogo de grande escala ocorreram nos EUA em 2023?”, no qual relevou em detalhes a realidade dos crimes com armas de fogo que se propagam nos EUA e sobre sus causas, entre outros.

O comentário assinalou que hoje em dia os crimes com armas de fogo constituem uma parte da vida para os estadunidenses, mas que na realidade este é um agudo problema político que reflete uma prolongada confrontação entre as forças que propõem o controle das armas e as forças que defendem a legalidade da posse de armas.

Segundo os dados publicados pelo arquivo de crimes com armas de fogo, neste ano nos EUA ocorreram mais de 200 casos de ataques com armas de fogo de grande escala, nos quais mais de 4 pessoas sofreram danos pelas armas de fogo em suas casas ou locais públicos.

Somente nos tempos recentes, 5 pessoas morreram em uma residência do estado do Texas, EUA, e 8 pessoas foram assassinadas em uma zona comercial por causa dos disparos indiscriminados.

Nos EUA ocorreram mais de 600 casos de ataques com armas de fogo de grande escala durante os 3 anos passados e isso significa que ocorreu como média 1 caso a cada 2 dias.

O incidente do ataque com armas de fogo mais mortal que ocorreu nos últimos anos é o caso que ocorreu em Las Vegas em 2017, na qual foram assassinados mais de 50 inocentes e feridos mais de 500.

Além disso, os incidentes dos ataques com armas de fogo de escala grande ou pequena, nos quais foram mortas mais ou menos 10 pessoas, continuam ocorrendo.

Segundo os dados recentes do CDC, o número de pessoas que morreram por causa dos ataques com armas de fogo nos EUA em 2021 chegou a 48.830 e isso é um aumento de 8% em comparação com 2020 e um novo recorde no número de mortos pelas armas de fogo.

Esta é uma taxa consideravelmente maior que a de outros países e regiões como Canadá, Austrália, Inglaterra e País de Gales.

Então, qual é a quantidade de armas dos indivíduos nos EUA?

Segundo os dados recentes de uma agência de investigação de armas pequenas com sede na Suíça, foi avaliado que em 2018 nos EUA, o número de armas dos indivíduos chegou a mais de 390.000.000.

Por fim, a porcentagem entre o número de habitantes e armas de fogo nos EUA aumentou muito. Em 2011 o número de armas por cada 100 pessoas era 88 armas e em 2018 o número de armas por cada 100 pessoas chegou a 120,5 armas.

Este é um número que ultrapassa consideravelmente a estatística da maioria dos países do mundo.

Segundo o anuário dos medicamentos domésticos dos EUA publicado em fevereiro deste ano, de janeiro de 2019 a abril de 2021, mais de 7.500.000 adultos estadunidenses compraram novamente as armas de fogo e se converteram nos novos possuidores de armas de fogo.

Isso significa que 11 milhões de habitantes, incluindo 5 milhões de crianças, estão expostos ante as armas de fogo.

A metade dos novos possuidores de armas de fogo são mulheres e 40% são negros ou habitantes de origem latino-americana.

Tais dados demonstram que a porcentagem da posse de armas de fogo aumentou em grande escala nos EUA durante vários anos passados.

Muitos estadunidenses dizem que é necessário intensificar o controle das armas de fogo, porém, a Associação Nacional de Rifles dos EUA está exercendo grande influência sobre os congressistas estadunidenses para atenuar o controle das armas de fogo com o orçamento abundante.

Segundo as estatísticas da Gallup, entidade de pesquisa dos EUA, o número do partidários do controle de armas de fogo diminuiu em comparação com 2022, com 57% dos estadunidenses demandando a lei de regulamentação de armas de fogo ainda mais estrita, 32% que desejam a manutenção da atual situação e somente 10% que desejam a regulamentação de armas de fogo mais aliviada.

Ademais, como ocorreu em vários ciclos eleitorais passados, recentemente vêm sendo incrementados continuamente os fundos desembolsados pela Associação Nacional de Rifles e as entidades associadas com ela nas negociações secretas relacionadas com o problema de armas de fogo.

Em junho de 2021, o governador do estado do Texas firmou no projeto de lei que permite aos habitantes da região possuir pistola sem licença de permissão ou processo especial de treinamento e os governos dos estados estabeleceram as leis favoráveis à posse das armas de fogo e aliviaram em grande escala o regulamento do uso de armas de fogo e estes são exemplos representativos.

Embora alguns governos de estados como o estado da Califórnia tenham proposto os regulamentos do controle das armas de fogo como a proibição das armas de fogo de caráter ofensivo ou a restrição da venda de armas de fogo às pessoas com problemas mentais e aos criminosos em vigilância, em muitos estados as armas de fogo seguem sendo vendidas livremente.

Os crimes com armas de fogo que ocorrem incessantemente nos EUA e as filas dos possuidores de armas de fogo se incrementam em correspondência a isso demonstram como tal o estado corrupto e a periculosidade da “liberdade e prosperidade" de estilo estadunidense.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário