Hoje é o Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado.
Em 12 de abril de 1961, o astronauta soviético Yuri Gagarin realizou pela primeira vez no mundo o voo espacial a bordo da astronave "Vostok" que deu uma volta pelo globo terrestre durante uma hora e 48 minutos.
A 65ª sessão da Assembleia Geral da ONU, convocada em 7 de abril de 2011, celebrou o 50º aniversário do primeiro voo espacial da humanidade e adotou uma resolução de comemorar 12 de abril de cada ano como Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado.
Durante mais de 60 anos desde a saída do homem ao extenso universo, as ciências e tecnologias espaciais registraram um desenvolvimento vertiginoso.
São ativados nos países em vias de desenvolvimento os passos para conquistar o espaço cósmico, fato que demonstra a chega da nova época do desenvolvimento aeroespacial, a multipolarizada, após a finalização do tempo em que este trabalho era limitado aos países desenvolvidos.
Segundo os princípios fundamentais da lei internacional do espaço como o Tratado do Espaço Exterior, o espaço cósmico é uma propriedade comum da humanidade e todos os Estados soberanos têm o direito legítimo a desenvolvê-lo e usá-lo
É fomentada na República Popular Democrática da Coreia a exploração do espaço sideral em apego ao tratado do espaço exterior.
Em 2013, foi fundada a Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial e aprovada a lei de desenvolvimento aeroespacial.
Foram organizados o Comitê Estatal Não Permanente de Ciências e Tecnologias Aeroespaciais e a Associação Aeroespacial da Coreia que realizam o estudo e intercâmbio acadêmico para promover o desenvolvimento e uso do espaço sideral.
O Partido e o Governo da RPDC mantêm a firme posição de converter o país em uma potência aeroespacial de classe mundial.
A RPDC já preparou a base fidedigna de conquista do espaço cósmico ao pôr exitosamente em órbita os satélites artificiais de prova e uso prático, que foram desenhados, fabricados e montados com recursos nacionais.
A RPDC se converterá sem falta em uma potência aeroespacial graças à sábia direção do grande Partido do Trabalho da Coreia e aos cientistas e técnicos competentes.
Agência Central de Notícias da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário