sábado, 15 de abril de 2023

50 anos de desenvolvimento das relações de amizade RPDC-Irã


Transcorreram 50 anos desde que foram estabelecidas as relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia e a República Islâmica do Irã.

O estabelecimento das relações diplomáticas entre a RPDC e a República Islâmica do Irã em 15 de abril de 1973 constituiu uma ocasião histórica que criou um marco no desenvolvimento das relações de amizade e cooperação entre os dois países que aspiram à independência antiimperialista.

Durante os 50 anos passados depois do estabelecimento das relações diplomáticas, os dois países ampliaram e desenvolveram incessantemente as relações bilaterais em várias esferas como a política, a economia e a cultura e apoiaram e cooperaram mútua e estreitamente na luta contra o imperialismo e a dominação e pelo estabelecimento da justa ordem internacional.

O encontro entre o grande camarada Kim Il Sung e Sayyed Ali Khamenei, líder da Revolução Islâmica do Irã, em Pyongyang em maio de 1989 tem um significado importante na história das relações de amizade e cooperação entre os dois países.

O grande camarada Kim Il Sung recebeu cordialmente Sua Excelência Sayyed Ali Khamenei que visitou nosso país naquela época e ofereceu calorosas boas-vindas e hospitalidade, e através de vários encontros e conversações com ele, o grande Líder criou uma firme base para ampliar e desenvolver em vários setores as relações de amizade e cooperação entre os dois países que foram estabelecidas no caminho da independência antiimperialista.

Hoje em dia, a justa luta empreendida pelo governo e povo iranianos pela defesa das conquistas da revolução islâmica e os direitos à independência e ao desenvolvimento enfrentando categoricamente as cruéis sanções e maquinações de pressão militar dos EUA e das forças hostis está recebendo ativo apoio e respaldo dos povos progressistas do mundo.

Nosso povo sempre apreciou e consolidou e desenvolveu invariavelmente as relações de amizade e cooperação com o povo iraniano mesmo em meio à complicada situação internacional e desejamos sinceramente que o governo e povo iranianos, sob a direção de Sua Excelência Sayyed Ali Khamenei, líder da Revolução Islâmica, alcancem maiores êxitos na luta para frustrar audazmente as sanções e as maquinações de ameaça e chantagem militar dos EUA e das forças hostis e lograr o desenvolvimento e a estabilidade social do país e para preservar a sólida paz e estabilidade da região.

Ampliar e desenvolver ainda mais em várias esferas as relações de amizade e cooperação com o Irã, que têm uma longa história e tradição, segundo a aspiração e desejo comum dos povos de ambos países constituem a invariável posição do governo de nossa República.

Pak Jong Hak, Presidente da Associação Coreia-Ásia

Nenhum comentário:

Postar um comentário