Na gloriosa história de mais de 70 anos de nossa República está gravada a história de ardente amor e abnegação dos grandes homens sem igual que criaram um sistema popular de saúde pública e o fizeram brilhar.
Em meio a que tínhamos muitos trabalhos para fazer a princípios da construção do país, o grande Líder camarada Kim Il Sung tomou profundamente em conta a situação do povo que no passado sofreu de pobreza e enfermidades e a urgente demanda de proteção da saúde, e impulsionou o trabalho para estabelecer sem demora o sistema democrático de saúde pública e aplicar a política popular de saúde pública.
Antes da libertação, nosso país só tinha 9 hospitais estatais e 450 leitos, e o número total de médicos era de um pouco mais de algumas centenas
Quase todas as poucas instalações de tratamento médico estavam concentradas nas cidades e, por isso, os habitantes rurais não puderam receber o tratamento médico.
Em setembro de 1945, o grande Líder apresentou a orientação revolucionária de estabelecer um sistema democrático de saúde pública e aclarou claramente sobre as principais políticas a ser aplicadas por um verdadeiro sistema democrático de saúde pública que serve ao povo, tais como a aplicação do sistema de seguros, a expansão do número de hospitais estatais, a erradicação de epidemias e o tratamento gratuito para os pobres.
Ademais, o grande Líder fez com que fosse estabelecido um departamento de saúde pública dentro do Comitê Popular da Coreia do Norte em fevereiro de 1947 e fortalecesse a orientação estatal sobre o trabalho de saúde pública, e organizou um ordenado mecanismo de administração de saúde pública nas províncias, cidades e condados.
Em seguida, ele fez com que fossem adotadas e promulgadas novas leis populares de saúde pública e que fossem construídas instituições estatais de saúde pública aumentando o investimento estatal.
Graças a isso, o número de hospitais estatais aumentou em mais de 6 vezes, ou seja, 58 em comparação com os 9 hospitais que existiam antes da libertação, e nos centros dos condados e províncias foram organizadas novas estações de primeiros socorros, e foram construídas várias formas de instituições estatais de saúde pública, tais como 2 hospitais para enfermidades contagiosas.
Em janeiro de 1953, quando a guerra estava em pleno processo, foi aplicado o sistema de assistência médica gratuita geral e, na VII sessão da II legislatura da Assembleia Popular Suprema que foi realizada em 1960 foi proclamado o sistema da completa e geral assistência médica gratuita e, graças a isso, foi estabelecido o sistema em que os médicos de zona realizam os serviços médicos tais como o tratamento preventivo, propaganda higiênica, vacinação sobre as famílias encarregadas segundo o sistema médico por zonas incluso nas regiões montanhosas remotas e aldeias de pescadores.
O grande General consolidou e desenvolveu ainda mais a vitalidade do popular sistema de saúde pública preparado pela sábia direção do grande Líder e fez materializar cabalmente a orientação da medicina preventiva do Partido e desenvolver ainda mais os serviços médicos e a técnica da ciência médica.
Hoje em dia, nossa saúde pública socialista entrou em uma nova etapa sob a destacada direção do estimado camarada Kim Jong Un.
Somente nos últimos anos, foram construídos continuamente os modernos centros de serviço médico tais como o Hospital Pediátrico Okryu, o Hospital Odontológico Ryugyong, o Hospital Universal de Oftalmologia Ryugyong, a Fábrica de Oxigênio Medicinal e a Fábrica de Artigos de Higiene Dental de Pyongyang e foram modernizados muitos órgãos sanitários como a Fábrica de Aparatos Médicos de Myohyangsan e a Fábrica Farmacêutica de Pyongyang e se expandiu ainda mais no setor o uso dos serviços médicos de longa distância mediante as ciências e tecnologias de ponta e esses contribuem à melhora da saúde do povo.
Mudou favoravelmente em um curto espaço de tempo a situação da repentina crise sanitária ocorrida em maio passado e continuou à grande vitória antiepidêmica em pouco mais de 90 dias. A chave desses êxitos reside completamente na comovedora consagração e abnegação do estimado camarada Kim Jong Un que exalta o trabalho da firme proteção da vida e saúde do povo como o assunto de maior importância entre os assuntos do Estado e também no caráter popular e a vitalidade do sistema de saúde pública de nosso país.
Hoje em dia, nosso povo, mediante a experiência da vida real, sente no coração a gratidão ao sistema de saúde pública de nosso país e está cheio do ardente amor ao nosso sistema.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário