sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Embaixador do MINREX exige ao governo japonês responsabilizar-se pela invalidação da Declaração RPDC-Japão de Pyongyang


O embaixador do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia, Song Il Ho, fez pública em 15 de setembro a seguinte declaração:

A histórica Declaração RPDC-Japão de Pyongyang, publicada há agora 20 anos, infundiu no interior e no exterior a esperança de que começariam novas relações entre ambos países a partir da liquidação do passado ignominioso.

Tomando-a seriamente como marco para a melhora das relações bilaterais, realizamos até agora esforços constantes por sua implementação mantendo contato, diálogo e conversações de diferentes formas com a parte japonesa.

O espírito principal da Declaração de Pyongyang reside em estabelecer frutíferas relações políticas, econômicas e culturais entre ambos países com base em que o Japão peça desculpas sinceras e indenize por seus delitos cometidos contra a nação coreana durante sua ocupação da Coreia de mais de 40 anos.

Contudo, o país insular negou o caráter e a essência das relações bilaterais e utilizou a referida declaração para seus malignos objetivos políticos, a tergiversando como documento para a "solução do problema de sequestros, arma nucleares e mísseis".

O governo japonês recorreu a todos meios métodos para encobrir a história criminosa ao apresentar novamente o já solucionado problema de sequestro e fomentar no interior e no exterior o clima anti-RPDC. E infla ao máximo o inexistente "rumor de ameaça" proveniente da RPDC e, usando esse pretexto, aumenta de maneira escalonada suas forças armadas de caráter agressivo perturbando gravemente a paz e estabilidade da região.

Constitui o clímax da hipocrisia a conduta do Japão que tenta se descrever como vítima", em ver de sentir culpa e arrepender-se pelas desgraças e sofrimentos inauditos impostos à nação coreana a que saqueou tremendos recursos humanos, materiais e espirituais.

Com o objetivo de acabar com a soberania e o direito ao desenvolvimento da RPDC, o Japão transformou em papel molhado a referida declaração tomando continuamente as medidas de sanção e levou as relações entre ambos países à pior conjuntura de confronto. Isso é a única coisa que o Japão fez durante 20 anos desde a publicação da Declaração RPDC-Japão de Pyongyang.

O governo japonês jamais poderá se livrar da responsabilidade por seus atos traidores a essa declaração.

Temos na memória todas as ações injustas e imprudentes que aconteceram no território japonês contra a RPDC e Chongryon (Associação Geral de Coreanos Residentes no Japão) e ajustaremos sem falta as contas por elas.

Depende totalmente da postura do governo japonês qual rumo tomará a situação atual dos vínculos RPDC-Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário