quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Essa é a "civilização" capitalista


 Os políticos e propagandistas patrocinados do Ocidente falam sobre o capitalismo como se fosse a "sociedade civilizada" idealizada pela humanidade. Porém a realidade não mostra isso.

Há certo tempo, em discurso em rede televisiva, o líder da revolução islâmica do Irã disse que no mundo de hoje existe uma séria deficiência moral, o que é até vergonhoso de dizer, descreveu com precisão a "era da civilização", pregoada por algumas pessoas do Ocidente, como nova era da ignorância, e criticou que a vida na "civilização" ocidental é baseada na ganância e que o dinheiro determina todos os valores no Ocidente.

Um especialista de segurança da Turquia disse que parece que nos Estados Unidos todos têm uma boa vida e emprego, porém, essa "aparência ideal" transmitida até agora não corresponde a verdadeira imagem dos EUA. Em outras palavras, ele disse que as condições sociais daquele país parecem ser muito boas por fora, mas por dentro, muitas pessoas não têm moradia e instrução e muitas passam fome.

Exato. Essa é precisamente a "civilização" capitalista.

Uma civilização só pode ser genuína quando contribui para promover o desenvolvimento físico e mental saudável das pessoas e mantém e desenvolve as nobres relações morais.

O desenvolvimento da civilização é garantido pela educação.

O problema é que é necessário ter muito dinheiro para obter educação em uma sociedade capitalista. As instituições educacionais ocidentais são como empresas especializadas em ganhar dinheiro.

Sem dinheiro, não há direito de aprender e, como resultado, muitas pessoas se perdem no mundo do analfabetismo.

Mesmo nos EUA, que se diz ser o "exemplo" do capitalismo", os jovens na faixa dos 20 e 30 anos não sabem ler nem escrever corretamente. Sobre essa situação, um escritor estadunidense escreveu em um livro intitulado "América não civilizada" lamentou que "O nível de conhecimento dos jovens da nova geração nos EUA ocupa um lugar muito baixo no mundo. Hoje, enquanto o mundo caminha para a civilização, os EUA caminha em direção à escuridão."

A situação dos alunos que frequentam a faculdade não é diferente. Por falta de dinheiro, muitos universitários estudam durante o dia e trabalham o resto do tempo. Por outro lado, as crianças da classe privilegiada não prestam atenção aos estudos, mas desperdiçam enormes quantias de dinheiro e brincam ilimitadamente. Não é difícil de adivinhar os resultados disso.

De acordo com uma pesquisa nacional publicada pela Associated Press dos EUA, mais da metade dos estudantes universitários de formação de 4 anos e 75% dos estudantes universitários de formação de 2 anos se formam na faculdade e não podem sair para a sociedade e fazer seu trabalho.

Esse é o mundo capitalista, que se gaba de sua "civilização", onde muitos não podem estudar e os que estudam se encontram em apuros.

A vida das pessoas também pode ser usada para medir o grau de civilização em um sistema social.

Embora se diga que a riqueza material aumenta em uma sociedade capitalista, a maior parte dela é ocupada por um grupo muito pequeno de pessoas privilegiadas, enquanto muitas pessoas levam uma vida miserável. Para os pobres, a civilização material é como o pão no céu.

As amplas massas trabalhadoras devem se preocupar constantemente com seus empregos, suas casas, seu sustento e a educação de seus filhos. Para que os trabalhadores comuns construam uma casa completa, eles precisam colocar todo o dinheiro que ganharam sem gastar com alimentos ou vestimentas por décadas.

Somente nos EUA, o número de sem-teto é realmente considerável. Desde janeiro do ano passado, o número de sem-teto em Rhode Island aumentou em 85%. Mesmo na cidade de Nova Iorque, que se diz ser uma cidade movimentada, o número de estudantes desabrigados ultrapassou 100.000, o que representa cerca de um décimo do número total de alunos nas escolas públicas da cidade. Alguns estudantes estão vivendo em ambientes semelhantes a acampamentos, enquanto outros estão vivendo em carros ou parques abandonados.

Como puderam as autoridades estadunidenses criar uma "zona de estacionamento segura" e conceber a "ideia brilhante" de reunir pessoas que vivem dentro de carros inutilizáveis devido à falta de moradias?

A realidade de outros países capitalistas ditos desenvolvidos não é muito diferente da dos Estados Unidos. Há muitas pessoas que vestem trapos e dormem na rua.

Na sociedade capitalista, todas as esferas da vida cultural são mercantilizadas, dificultando severamente o bom desenvolvimento ideológico e espiritual das pessoas. Paralisa a mente e o corpo sãos dos seres humanos, corroendo impiedosamente as nobres relações humanas e morais.

Nos países capitalistas, a relação entre pais e filhos só tem significado como a relação entre proprietários e herdeiros. Quando se trata de dinheiro e riqueza, é comum os filhos matarem os pais, e os maus-tratos dos pais contra os filhos é tão grave que já se tornou um problema social.

Não é coincidência que em países capitalistas, incluindo o Japão, organizações e centros de acolhimento com quaisquer sinais “humanitários” para a prevenção de maus-tratos às crianças estejam mais ativos do que nunca.

Em uma sociedade capitalista, as relações humanas são governadas apenas pela lei da selva. Só é elogiada por todos os meios a "moral" que não distingue meios e métodos para interesses individuais e a ganância. A relação de antagonismo e agressão mútua tornou-se uma relação humana universal na sociedade capitalista.

A cultura da violência que prevalece nos países capitalistas está intensificando ainda mais a luta pela sobrevivência.

Nos Estados Unidos, filmes, desenhos animados e entretenimento estão cheios de violência e sangue. Imagens refletindo vários assassinatos e atos terroristas estão sendo espalhadas nas TVs e outros produtos culturais, e as pessoas estão involuntariamente encharcadas delas.

É evidente que uma sociedade desumana que paralisa as mentes saudáveis ​​das pessoas e as leva ao caos não pode durar muito.

O crepúsculo foi fortemente influenciado pela "civilização" capitalista. Isso prenuncia o futuro sombrio do capitalismo.

Ri Hak Nam

Nenhum comentário:

Postar um comentário