quinta-feira, 8 de setembro de 2022

"Declaração sobre a transferência do poder" que repercutiu no local da reunião


Em 8 de setembro de Juche 37 (1948) foi realizada em Pyongyang a quinta jornada da primeira sessão da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia.

Na ocasião foi aprovada a Constituição da RPDC segundo a unânime vontade dos deputados.

Logo o presidente da reunião disse que caberia ao grande Líder camarada Kim Il Sung tornar pública a “Declaração sobre a transferência do poder” destinada a passar o poder e as atribuições do Comitê Popular da Coreia do Norte à Assembleia Popular Suprema da Coreia.

O grande Líder subiu à tribuna e proferiu um discurso.

Em seu discurso, ele assinalou que nos três anos que seguiram à libertação (15 de agosto de 1945) o povo coreano empreendeu uma enérgica luta para fundar um genuíno governo central democrático unificado, construir um Estado independente e criar uma vida democrática, livre e feliz e o Comitê Popular da Coreia do Norte cumpriu impecavelmente a missão encomendada pelo povo.

E continuou: “Com a formação hoje da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia, órgão legislativo supremo e unificado de toda a Coreia, pela vontade geral do povo do Norte e do Sul que o esperava tão ansiosamente, consideramos que o Comitê Popular da Coreia do Norte cumpriu sua missão e atribuições.

Por isso, em nome do Comitê Popular da Coreia do Norte, transmito o poder e atribuições deste à Assembleia Popular Suprema da RPDC.”

Em seguida estalaram aplausos estrondosos.

Na reunião, ao discutir como seguinte agenda o problema sobre a composição do governo da RPDC, elegeram Kim Il Sung como seu Primeiro-Ministro e chefe de Estado.

No dia seguinte, 9 de setembro, foi proclamada a todo o mundo a fundação da República Popular Democrática da Coreia.

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário