Recentemente, os principais veículos de imprensa chineses condenaram mordazmente o Japão que está dedicando-se à manobra de conversão em potência militar falando sobre a ameaça de segurança de seu contorno.
O “Diário do Povo” assinalou que o Japão está tentando anular a proibição do direito de autodefesa coletivo e revisar a diretriz da cooperação de defesa Japão-EUA sob o pretexto de responder à ameaça de segurança de outro país, e está dando luz verde à expansão das atividades no exterior das “forças de autodefesa”, e como tal, está avançando à conversão em potência militar.
“China Daily” publicou um comentário no qual revelou que, nos anos recentes, os políticos japoneses estão vociferando sobre a “hipótese de ameaça da China” como pretexto para a expansão dos gastos militares de seu país, e expressou a seguinte preocupação.
O aumento contínuo dos gastos militares do Japão durante os últimos 10 anos constitui um claro sinal da restauração do militarismo e demonstra que o fantasma militar do Japão está renascendo. Tais movimentos do Japão fomentam a corrida armamentista na região e são atos que projetam sombras escuras sobre a paz e a estabilidade.
O “Global Times” assinalou que a tentativa do Japão que deseja revisar a diretriz de aplicação dos “3 princípios de transferência dos equipamentos de defesa” buscando a exportação de armas ofensivas está causando a preocupação dos Estados vizinhos e criticou que as manobras das forças direitistas do Japão que instigam a revisão constitucional e a anulação da proibição do direito de autodefesa coletivo estão intensificando-se com o passar do dia.
Por outro lado, a CCTV comentou sobre o artigo de um doutor japonês que avaliou que, o fato de que o governo japonês impulsiona sem cessar o processo de revisão constitucional ao mesmo tempo em que expande os gastos de defesa na atualidade quando a situação de vários aspectos é muito grave, tais como o estancamento econômico, o aumento repentino dos preços, o colapso do sistema de tratamento médico, etc., é um erro muito grave, e apontou que os países vizinhos e os povos amantes da paz no mundo deverão elevar sua vigilância às manobras do Japão que tenta converter-se novamente em potência militar.
O Japão, que no século passado invadiu vários países asiáticos como o nosso país e os afundou em um mar de sangue, ainda está embelezando sua história cheia de crimes em vez de refletir corretamente e está emergindo mais uma vez como uma perigosa força de agressão.
Se toleramos as manobras de conversão em potência militar do Japão, não há nenhuma garantia de que não se repetirão os massacres e saques na Ásia como os que ocorreram na primeira metade do século passado.
Todos os países do mundo jamais deverão tolerar as perigosas manobras de conversão em potência militar dos reacionários japoneses e devem rechaçar e condenar resolutamente tais atos.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário