sábado, 11 de dezembro de 2021

As imortais façanhas realizadas para o desenvolvimento das relações com Bangladesh


9 de dezembro é o dia significativo em que se celebra o 48º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e Bangladesh.

Com motivo deste dia estamos recordando com emoção as façanhas imortais das atividades revolucionárias exteriores que o grande Líder camarada Kim Il Sung realizou para o desenvolvimento das relações de amizade com Bangladesh.

O camarada Kim Il Sung enviou uma cordial mensagem de felicitação em janeiro de 1975 a Bangabandhu Sheikh Mujibur Rahman, que foi o primeiro Presidente de Bangladesh, por sua eleição como Presidente após haver trabalhado como Primeiro-Ministro. E em agosto enviou pessoalmente seu enviado especial e elogiou os êxitos que o governo e povo ode Bangladesh alcançaram na luta pelo progresso social e desenvolvimento do país sob a direção do Presidente Bangabandhu e estendeu total apoio e solidariedade à sua política externa de “Não alinhamento, Neutralidade, Coexistência pacífica” que ele praticava sob a bandeira da independência antiimperialista.

Na ocasião do encontro com o enviado especial, o Presidente Bangabandhu expressou sincero agradecimento do Presidente Kim Il Sung e encomendou encarecidamente transmitir sua posição  de que deseja que a Coreia seja reunificada pacificamente com a própria força do povo coreano e sem a intervenção de forças estrangeiras.

O grande camarada Kim Il Sung apoiou e respaldou ativamente a luta do governo e do povo de Bangladesh para construir uma nova sociedade.

O camarada Kim Il Sung ofereceu uma assistência gratuita de 2000 toneladas de cimento quando Bangladesh sofreu danos por inundações em 1984. Naquela época o Presidente de Bangladesh, muito emocionado, disse o seguinte: Estendo agradecimentos sinceros a Sua Excelência Presidente Kim Il Sung por sua ajuda a nós que estamos sofrendo penas com o envio de 2000 toneladas de cimento como materiais de socorro e estamos verdadeiramente agradecidos ao governo e povo da RPDC, um país membro do Movimento dos Países Não Alinhados, por sua ajuda sincera.

O camarada Kim Il Sung se reuniu com a delegação governamental e econômica de Bangladesh que visitou nosso país em dezembro de 1992 e tomou medidas imediatas para resolver o assunto de cooperação de mina de pedras proposto por eles e dirigiu sabiamente o trabalho para que a mina de pedras, que se construía em Bangladesh, se tornasse um verdadeiro modelo da cooperação sul-sul. Assim ele realizou durante sua vida imortais façanhas para o desenvolvimento das relações de amizade com Bangladesh.

As relações de amizade e cooperação entre RPDC e Bangladesh seguem desenvolvendo-se hoje em dia sob a profunda atenção do estimado camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da RPDC.

Nós apreciaremos as relações de amizade e cooperação entre a RPDC e Bangladesh que têm uma longa história e tradição e nos esforçaremos ativamente para ampliar e desenvolvê-las em várias esferas.

Associação Coreia-Ásia

Nenhum comentário:

Postar um comentário