Neste ano a crise da pandemia maligna e a crise socioeconômica causada por ela e a complicada situação regional acarretaram muitos desafios e dificuldades à ASEAN. Todavia, a ASEAN alcançou muitos avanços no caminho para lograr a sólida paz, estabilidade e prosperidade da região.
ASEAN realizou exitosamente as principais reuniões como a 28ª Reunião de Chanceleres do Fórum Regional da ASEAN, a 54ª Reunião de Chanceleres dos Países Membros da ASEAN, a 38ª Cúpula da ASEAN e a 39ª e assim elevou ainda mais o papel central na região e ao ampliar continuadamente as relações exteriores fortaleceu muito mais sua posição no cenário internacional conforme à demanda da Carta da ASEAN.
Foram ainda mais intensificadas as cooperações mútuas entre os Estados-membros da ASEAN para bloquear a expansão da COVID-19 que arrasou o mundo em 2021 e alcançar a reabilitação econômica e foram tomadas uma após a outra as medidas práticas por minimizar os danos e reabilitar a economia regional aprofundando e desenvolvendo as cooperações e intercâmbios com os Estados-membros.
Neste ano, a ASEAN pôde superar favoravelmente as tempestades da situação regional e internacional que foram complexas e difíceis e esse é o resultado de haver priorizado a unidade e cooperação entre os Estados-membros e dedicado os esforços conjuntos respaldando, apoiando e cooperando mutuamente para fortalecer o papel central da ASEAN.
Embora se apresentem como sempre vários elementos de instabilidade na trajetória da ASEAN no próximo ano, não poderão impedir a intensa aspiração e desejo dos Estados-membros da ASEAN que desejam lograr a paz, estabilidade e prosperidade econômica da região.
Hun Sen, Primeiro-Ministro do Camboja, Estado que preside a ASEAN em 2022, apresentou a unidade, a solidariedade e o fortalecimento do papel central da ASEAN como tarefa principal do próximo ano do Camboja e expressou a vontade de desempenhar um papel mais protagonista e ativo como Estado que preside a ASEAN nos cenários regional e internacional.
Nós desejamos sinceramente que o ano de 2022, em que o Reino do Camboja trabalhará como Estado que preside a ASEAN, seja um ano de avanço notável no fortalecimento e desenvolvimento da ASEAN e estamos convencidos de que o Camboja, durante seu mandato, fará contribuição positiva ao desenvolvimento das relações entre nosso país e a ASEAN.
Nós, segundo os ideais da política exterior do governo da RPDC consistentes em independência, paz e amizade, nos esforçaremos ativamente no futuro também para ampliar e desenvolver ainda mais as relações com os países-membros da ASEAN que gozam de uma longa história e tradição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário