Passaram 72 anos desde que a República Popular Democrática da Coreia e a República Popular da China estabeleceram as relações diplomáticas.
Em 6 de outubro de 1949, pouco depois da proclamação da fundação da nova China, RPDC e China estabeleceram as relações diplomáticas com o desejo de desenvolver ainda mais as relações de amizade sob os princípios de respeito à soberania, de não intervenção nos assuntos internos, de igualdade e benefício mútuo e promover energicamente a causa socialista em ambos países.
Durante os passados 72 anos depois do estabelecimento das relações diplomáticas os povos de RPDC e China superaram as tempestades de toda índole compartilhando sempre a vida e morte na trajetória de defender e fazer brilhar a causa socialista e escreveram uma grande história de amizade.
A amizade RPDC-China, que tem uma profunda raiz histórica, é uma valiosa fortuna comum em que jazem a dedicação e abnegação dos Líderes da geração veterana.
O grande Líder camarada Kim Il Sung, em meio à luta conjunta que empreendeu ombro a ombro com os revolucionários chineses contra as forças agressoras estrangeiras, preparou a nobre tradição de amizade RPDC-China e a cultivou com esmero e o verdadeiro dever moral revolucionário.
O grande Dirigente camarada Kim Jong Il apreciou sumamente o afeto da amizade combativa entre os revolucionários dos dois países e acumulou façanhas imortais no fortalecimento e desenvolvimento das tradicionais relações de amizade RPDC-China realizando a visita à República Popular da China no último período de sua grande vida também.
Os dirigentes da geração veterana da China como o camarada Zhou Enlai também estreitaram o afeto de amizade arraigado no fundo da alma dos povos de ambos países visitando nosso países em várias ocasiões.
As relações de amizade RPDC-China preparadas pessoalmente pelos Líderes da geração veterana de ambos países e consolidadas firmemente superando todo tipo de desafios e provas da história se sublimam e desenvolvem em uma nova altura estratégica conforme à demanda da nova época graças às profundas relações de amizade pessoais entre o camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, e o camarada Xi Jinping, Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e Presidente da República Popular da China.
O estimado camarada Kim Jong Un teve em pouco mais de um ano nada menos que 5 encontros com o Secretário-Geral camarada Xi Jinping desde março de 2018 quando começou o caminho da histórica visita à China com a firme vontade de lograr a total reabilitação da amizade RPDC-China e abriu uma nova página de desenvolvimento das relações bilaterais.
As mais verdadeiras relações camaradescas estabelecidas entre os Líderes de ambos Partidos e países servem de pedra angular que sustenta firmemente a coluna das relações RPDC-China da nova época e de força motriz potente que impulsiona o crescimento e fortalecimento da amizade RPDC-China.
Lutar conjuntamente pela construção socialista e o asseguramento da paz e estabilidade da região estreitando fortemente as mãos com o povo chinês constitui nossa invariável posição.
No futuro também, faremos todos os esforços para fortalecer e desenvolver incessantemente a amizade RPDC-China esforçando-nos conjuntamente com o povo chinês.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário