quarta-feira, 13 de outubro de 2021

A amizade que continua invariavelmente século após século


12 de outubro é o dia em que se estabeleceram as relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e a Federação Russa.

Há 73 anos o grande Líder do povo coreano camarada Kim Il Sung intercambiou com Stalin, Primeiro-Ministro da União Soviética as mensagens pessoais sobre o estabelecimento das relações diplomáticas a nível de embaixadores entre os dois países e assim foram estabelecidas as primeiras relações diplomáticas entre nosso país e o outro país depois da fundação da República.

Isso constituiu um evento importante que mostrou que a RPDC, recém-fundada como um digno Estado soberano, estabelecia as relações com outros países em uma posição independente e igual e saiu ao cenário mundial como sujeito das relações internacionais.

Depois do estabelecimento das relações diplomáticas, RPDC e Rússia aprofundaram e desenvolveram totalmente as relações de amizade e cooperação em todas as esferas de política, economia e cultura sob as profundas atenções dos Líderes de ambos países e mantiveram relações de boa vizinhança e amizade mesmo em meio à complicada situação internacional e mudanças sóciopolíticas.

No novo século as relações de amizade RPDC-Rússia acolheram uma conjuntura de viragem.

Em fevereiro de 2000 foi firmado em Pyongyang o Tratado sobre a Amizade, Boa Vizinhança e Cooperação entre RPDC e Rússia no que foi refletido o desejo comum dos povos de ambos países que desejam fortalecer e desenvolver invariavelmente as tradicionais relações de amizade.

O grande Dirigente camarada Kim Jong Il se encontrou em julho de 2000 com o Presidente Vladimir Vladimirovich Putin que como chefe de Estado da Rússia visitou pela primeira vez nosso país e adotou a Declaração Conjunta RPDC-Rússia.

Ademais, realizou a visita oficial à Federação Russa em agosto de 2001, primeiro ano do novo século e firmou a Declaração de Moscou RPDC-Rússia que serviu de força impulsora para lograr a paz e segurança da região da Ásia-Pacífico e do resto do mundo, a prosperidade e a cooperação equitativa de benefício mútuo de ambos países e logo também visitou em duas ocasiões da Federação Russa e consolidou ainda mais os laços de amizade.

O estimado camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, sempre presta profunda atenção ao desenvolvimento das relações RPDC-Rússia seguindo o nobre propósito dos Líderes antecessores e abre uma nova época de plena prosperidade do desenvolvimento das relações bilaterais conforme à demanda da nova época.

Em abril de 2019, foi realizado em Vladivostok o primeiro encontro entre o estimado camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, e Vladimir Vladimirovich Putin, Presidente da Federação Russa.

No encontro foi confirmada de novo a invariável corrente da história de relações RPDC-Rússia e foram abordados o rumo e as medidas concretos para desenvolver mais ativamente em uma nova altura as relações bilaterais de amizade seguindo a nobre tradição e estabelecidas as relações pessoais de amizade entre os Líderes.

Hoje em dia RPDC e Rússia, mesmo em meio à desfavorável situação causada pela pandemia global e à situação internacional em mudança, fortalecem continuamente as relações bilaterais e a cooperação estratégica nos assuntos internacionais mantendo os contatos e intercâmbios de opiniões regulares.

As relações de boa vizinhança e amizade RPDC-Rússia, que gozam de longa história e tradição, se fortalecerão e desenvolverão, no futuro também, segundo o acordo logrado no histórico encontro dos máximos dirigentes em Vladivostok.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário