sábado, 30 de outubro de 2021

O eterno nome de nosso mar - Mar Leste da Coreia (2)


A marcação do "Mar Leste da Coreia" como “Mar do Japão” é um produto criminoso da política de ocupação do imperialismo japonês sobre a Coreia e sua dominação colonial.

O Japão que em meados do século 19 entrou no campo do desenvolvimento capitalista abriu vários portos como o porto de Nagasaki com o propósito de introduzir os capitais e a tecnologia da Europa e marcou arbitrariamente o mar que está em frente ao Pacífico como o “mar do grande Japão”, “mar do Japão”, “mar leste do Japão” que levam o nome do país insular.

Esta é a origem do “mar do Japão” de que tanto falam os japoneses e este mar está situado obviamente ao lado leste de Honshu do Japão.

Com respeito a isso se pode saber muito bem se observa-se o mapa do Japão elaborado em 1727 pelo holandês Kemper, dentre outros, e o mapa feito por Bering em 1752, nos quais marcaram o mar litoral do Pacífico situado ao leste do arquipélago japonês como “mar do Japão”.

O livro intitulado “Mar do Grande Japão”, publicado no Japão em 1942, também apresenta 15 mapas que marcam o mar litoral do Pacífico como o “mar do Japão” e menciona que durante o período de Shogunato de Edo marcou o mar situado ao lado leste do arquipélago japonês como “mar do grande Japão”, “mar do Japão” e  “mar lesta do Japão".

Todavia, depois da "Renovação Meiji” foi aumentando a ambição de invasão à Coreia do imperialismo japonês e se tornou mais aberta de modo gradual a política de ocupação da Coreia e do “mar do Japão” e, tomando ação conjunta, começou a estender pouco a pouco as garras de invasão ao oeste.

O nome “Mar da Coreia” começou a ser trocado por “mar do Japão” justo depois da guerra entre Rússia e Japão de 1904 quando começou a ser realizada plenamente a invasão do imperialismo japonês à Coreia. O imperialismo japonês que naquele tempo arrebatou o direito à imprensa e informação da Coreia a princípio não se atreveu a marcar como “mar do Japão” e recorreu às astutas intrigas de marcar por separado o mar adjacente da Coreia como “Mar da Coreia” e o mar adjacente do Japão como “mar do Japão”. Isso pode ser visto claramente no “Mapa do Império Coreano” elaborado em 1908 pela "Corporação Anônima de Imprensa Coreia-Japão” da qual tinha ações um japonês.

Depois da “Anexação da Coreia ao Japão” em 1910 o nome “Mar da Coreia” foi eliminado pelo imperialismo japonês e, desde esse momento o Japão, usando “mar transjaponês”, considerou o Mar Leste da Coreia como seu lago.

Para piorar, entrando na década de 1920 foi realizado em escala internacional o trabalho da padronização do nome dos mares. Então o imperialismo japonês registrou oficialmente em 1929 o Mar Leste da Coreia como “mar do Japão” na Organização Hidrográfica Internacional abusando de sua posição de colonizador e assim foi criada uma anormal situação em que o “mar do Japão” se transformou injustamente o nome padronizado internacionalmente do Mar Leste da Coreia.

Como a ocupação imperialismo japonês sobre a Coreia e sua dominação colonial foram totalmente ilegais e constituem um crime, não há mais motivo para discutir sobre a “legalidade” do nome "mar do Japão".

Em consequência, a manobra do imperialismo japonês para marcar como “mar do Japão” foi um ato de agressão planejado para arrebatar a soberania do Mar Leste da Coreia e um produto criminoso da política de expansão colonialista que tomou como premissa a dominação de toda a Coreia.

O Japão insiste obstinadamente em marcar como “mar do Japão” até no novo século. Este fato não se interpretaria de outra forma em sua essência. É uma tentativa de realizar a tudo custo a ilusão da “Esfera de Coprosperidade da Grande Ásia Oriental” que o imperialismo japonês não pôde levar a cabo no passado.

Kim Sol Hwa, investigadora do Instituto de Estudo sobre o Japão do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário