segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Estimado camarada Kim Jong Un proferiu discurso em conferência comemorativa pelo 76º aniversário de fundação do Partido do Trabalho da Coreia


Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, proferiu um discurso programático intitulado "Melhoremos e intensifiquemos ainda mais os trabalhos partidistas em linha com a nova etapa de desenvolvimento da construção socialista" na conferência comemorativa pelo 76º aniversário de fundação do PTC, efetuada no dia 10.

Em seu discurso, o Secretário-Geral felicitou os participantes que acolhem o 76º aniversário de fundação do PTC e aclarou os importantes princípios apresentados ante ao PTC para elevar sua liderança e combatividade em todas as esferas da revolução e da construção de acordo com a exigência da revolução em desenvolvimento.

Primeiramente, se referiu ao propósito desta conferência comemorativa organizada na ocasião do dia de fundação do Partido.

"Nas importantes reuniões convocadas nos últimos anos, se repetiu a discussão detalhada sobre a situação atual do Estado e o rumo de luta posterior e foram designados os deveres de curto prazo e de longo e mediano prazos e as tarefas e meios para seu cumprimento", disse e acrescentou que os êxitos dos trabalhos estatais para pôr em prática as estratégicas e táticas que sintetizam a vontade organizativa de todo o partido depende de como o partido realiza sua direção acertada sobre a revolução e a construção em seu conjunto e como mobiliza a inesgotável força de todas suas filas e todo o povo.

"Como as organizações partidistas aceitam e executam a ideia revolucionária do Comitê Central do Partido e sua orientação de luta, isso decide os êxitos de cada unidade", ratificou e acrescentou que se combinados organicamente e incrementados tais êxitos, o Partido pode manifestar sua liderança acertada e promover com iniciativa o desenvolvimento vigoroso.

Enfatizou que organizou esta conferência comemorativa partidista com o propósito de inculcar novamente aos funcionários responsáveis partidistas as orientações principais de luta já apresentadas e acentuar os princípios, o estilo e a maneira de trabalho a ser mantidos estritamente na atualidade.

Antes de tudo, enumerou as grandes proezas realizadas pelo partido, que tem a história de 76 anos, a mais longa de uma partido no poder socialista, ao orientar à vitória a revolução coreana mais árdua e complicada.

Resumiu o fato de que desde o primeiro dia depois de sua fundação, o partido, que firmou suas raízes na luta revolucionária antijaponesa, preparou o nascimento do Poder Popular apresentando as políticas com vista a construir o socialismo, e cumprindo as revoluções históricas e as transformações gigantescas mantendo a linha independente e as orientações estratégicas e táticas. E exaltou as proezas do partido que com sua guia provada defendeu a dignidade, a honra e o heroísmo do Estado e comprovou a vitalidade do socialismo superando as dificuldades nunca antes vistas na história da humanidade.

"A maior proeza do PTC em todo o trajeto de sua direção revolucionária foi haver convertido o povo coreano débil que sofria os martírios nacionais no poderoso, grandioso e excelente que forma a unidade monolítica em torno ao Partido e ao líder e tem grande dignidade e faculdades criadoras", enfatizou e afirmou que o PTC deu sempre prioridade a educar e agrupar as massas populares, autores da revolução, graças ao qual pôde manter o atributo do socialismo e levar adiante a revolução coreana mesmo em meio à voragem da história.

"A chave da história vitoriosa do PTC reside em haver pavimentado e percorrido o caminho mais correto e científico da construção do partido", analisou e apontou que para conduzir com êxito a luta revolucionária e o trabalho construtivo há que fortalecer o partido, Estado-Maior da revolução, como vanguarda de aço e intensificar constantemente esse trabalho junto com a mudança da época.

Recordou que desde a linha de partida o PTC vem resolvendo originalmente o problema da construção do partido e marchando pela órbita peculiar de seu desenvolvimento.

"O PTC definiu a luta pela independência das massas populares como a essência da luta revolucionária e da construção socialista e comunista e aclarou a razão de sua existência, como o organizado pelo povo e que luta pelo mesmo", asseverou.

"Desse ponto de vista, a grande Ideia Juche, baseada no ideal de Iminwichon (considerar o povo como o céu) e na doutrina de dar primazia às massas populares, foi definida como guia diretriz do PTC e desenvolvida e aprofundada constantemente à altura da época e da revolução em desenvolvimento e foi determinado o máximo programa do Partido de identificar toda a sociedade segundo a Ideia Juche.

O autografo do grande Líder camarada Kim Il Sung dado em agosto de 1948 aos primeiros graduados da escola central do Partido reflete bem o caráter e o estilo de trabalho do PTC", recordou com emoção.

"O grande Líder escreveu em autógrafo que são inconcebíveis os trabalhos do partido e do Estado separados do povo e não apoiados neste", apontou e acrescentou que estas instruções são uma mostra intensiva da guia e princípios invariáveis penetrados em todo o processo da construção e atividades do partido.

"Ao plasmar invariavelmente na construção e atividades partidistas o princípio da Ideia Juche, segundo o qual as massas populares são autores da revolução e da construção e têm as forças para impulsioná-las, o serviço incondicional ao povo foi estabelecido como temperamento próprio do PTC que obteve o título de partido mãe pela primeira vez na história de construção do partido revolucionário", destacou.

"Enquanto ao fortalecimento do sistema de direção do partido, foram invariáveis o princípio e posição do PTC", disse e mencionou que ao aclarar que o sistema de direção do partido baseado no centralismo democrático é em sua essência o sistema de única ideia e direção do líder sobre a revolução e a construção e definir o estabelecimento do sistema de direção única do partido como linha principal da construção do partido, o PTC vem mantendo com firmeza a posição ideo-teórica e a política possíveis de superar os erros e desvios nesse tema.

O Secretário-Geral enumerou os êxitos brilhantes alcançados na última década na construção do PTC:

"Ao entrar em novo período de sucessão e desenvolvimento do partido e da revolução, se dinamizou a construção do partido para fortalecê-lo como poderoso Estado-Maior da revolução. Como resultado, foi formalizada a ideia diretriz do partido como o kimilsungismo-kimjongilismo segundo a nova demanda da revolução em desenvolvimento e se reajustou plena e detalhadamente a capacidade diretiva e combativa do partido.

Segundo as medidas inovadoras destinadas a elevar a função e papel diretivos do partido, se promoveram e se desenvolveram com claro motivo e dinâmica todos os trabalhos do partido e do Estado, e melhoraram notavelmente a autoridade diretiva e a capacidade combativa do partido que guia o desenvolvimento da revolução.

Foram realizados os trabalhos para fazer seletos os quadros e as filas do partido, se fizeram evidentes os deveres das organizações partidistas de todos os níveis desde o Comitê Central do Partido até seus comitês primários e células, e se dinamizou o estabelecimento do ordenado sistema de trabalho e a disciplina mais firme em todo o partido.

Com motivo do VIII Congresso do Partido, foram emendados seus Estatutos, norma principal da construção e atividades do partido, de acordo com a demanda da revolução em desenvolvimento e os princípios da construção do partido de tipo jucheano. E se puseram em relevo o atributo e o caráter popular do PTC na luta para estabelecer o serviço abnegado ao povo como estilo partidista revolucionário.

Ao dar firme continuidade à autóctone ideia e façanhas do grande Líder camarada Kim Il Sung e do grande Dirigente camarada Kim Jong Il em matéria de construção do partido, o PTC estabeleceu o firme sistema e cimento possíveis de elevar sua liderança mantendo seu caráter e natureza como autêntico servidor ao povo e Estado-Maior combativo, que conduz a causa revolucionária do Juche sem vacilação alguma ante as vicissitudes de toda índole. Eis aqui o êxito admirável alcançado na última década na construção do partido."

O Secretário-Geral disse que ao partido compete a tarefa da época de fazer-se mais sã e poderoso de acordo com a atual situação revolucionária, e analisou as circunstâncias subjetivas e objetivas da revolução coreana, que tropeça com as múltiplas dificuldades sem precedentes, e a importância da implementação estrita de importantes tarefas políticas indicadas pelo partido em seu Congresso e nas importantes reuniões partidistas e estatais a fim de superá-las com ousadia.

"Exigem o exato plano de desenvolvimento a a garantia científica as ambiciosas metas destinadas a ajustar e desenvolver no geral a economia estatal", apontou e continuou que o único meio para realizar na situação rigorosa as importantes tarefas é lograr a unidade de todo o partido e orientar a direção partidista ao único rumo segundo a linha e princípios de luta apresentados pelo Comitê Central do Partido.

"Podemos cumprir as tarefas apresentadas pelo partido e o governo quando se mobilizem as organizações partidistas e as massas populares", salientou e acrescentou que se fará mais rápido o avanço e se adiantará mais o futuro maravilhoso desejado tanto pelo povo coreano se todas unidades desde as centrais até as locais cumprem substancialmente o dever revolucionário assumido por si mesmas.

Indicou as tarefas importantes que correspondem às organizações partidistas e seus funcionários responsáveis para impulsionar energicamente o novo desenvolvimento da construção socialista, ao melhorar e intensificar o trabalho partidista implementando profundamente a linha principal e orientação de luta do Comitê Central do Partido e do governo da República.

Destacou a necessidade de seguir aprofundando o trabalho para estabelecer o sistema de direção única do CC do Partido, poderio irresistível e invencível do PTC.

"O estabelecimento do sistema de direção única em todo o partido constitui um êxito político nobre logrado por nosso partido na luta árdua e severa", enfatizou e pontuou que é inesgotável e capaz de superar todas as adversidades e desafios a força do PTC que tem o inflexível centro de direção e unidade, assegura a unificação da ideologia e direção e conta com a unidade monolítica de todo o povo em torno a seu Comitê Central.

Se referiu que já na década de 1960, o partido vinha intensificando como uma tarefa primordial da construção partidista o fortalecimento do sistema de direção única do partido segundo a perspicácia genial e direção provada dos grandes líderes antecessores e mencionou que não se pode pensar à margem desse sistema sobre o prestígio e dignidade elevados do partido e do Estado, que lançam seus brilhos a todo o mundo, nem todas vitórias incríveis logradas pelo povo coreano na construção socialista e na defesa do socialismo. "Eis aqui o atalho para lograr a prosperidade e desenvolvimento de nosso Estado e conduzir dezenas de milhares de habitantes à felicidade", enfatizou

Aclarou que estabelecer estritamente e defender esse sistema que significa a dignidade e o poderio do partido e do Estado, considerando-o como a vida, é o dever sagrado e merecido de todas as organizações e militantes partidistas e todos os cidadãos do país.

"A meta ideal do trabalho para estabelecer o sistema de direção única é fazer todo o partido e toda a sociedade formar um ente com uma cabeça e corpo, um organismo vivo que compartilha a ideia, o propósito e as ações com o CC do Partido", enfatizou e enumerou os importantes problemas para fazer as organizações e os funcionários responsáveis do partido prestar atenção primordial a esse trabalho tendo em mente a demanda atual a respeito.

"Para melhorar e intensificar o trabalho partidista na atualidade é importante concentrar-se no trabalho interno do partido", ensinou.

"O trabalho interno do partido é um trabalho para consolidar o partido no ideológico e organizativo e agrupar as amplas massas populares em torno ao partido e está relacionado diretamente com o destino do partido e da revolução", ratificou e acrescentou que a atual situação subjetiva e objetiva e as enormes tarefas de luta exigem elevar por todos os meios a capacidade diretiva e combativa do partido prestando atenção ao trabalho interno partidista.

Detalhou os princípios a ser mantidos no trabalho das organizações partidistas, entre outros, o de fortalecer as filas de quadros concentrando as forças no trabalho interno do partido de acordo com a mudança da época e a realidade em desenvolvimento, o de converter as filas partidistas nas seletas e intensificar a organização e direção sobre a vida partidista dos militantes, o de esmerar-se no trabalho com as massas populares conforme à mudança do ambiente e a psicologia das pessoas, o de intensificar o controle e a inspeção, e o de prestar atenção à inspeção e direção partidistas.

Em seguida, o Secretário-Geral enfatizou a necessidade de melhorar e intensificar o trabalho ideológico das organizações partidistas e seus funcionários responsáveis.

"A construção ideológica é um requisito prioritário para a existência e o fortalecimento do PTC e uma garantia fundamental para realizar a direção política sobre a revolução e a construção", afirmou.

Continuou que a ideologia é a arma mais poderosa e única para a revolução coreana que deve marchar pelo caminho inexplorado e cumprir com suas próprias forças a grande obra pelo país próspero e o exército poderoso.

"A melhora e a intensificação do trabalho ideológico se apresentam como uma demanda mais imprescindível na atualidade em que se vê uma grande mudança na consciência das pessoas e no ambiente social", disse e acrescento que nos últimos anos a primazia às massas populares se converteu como estilo partidista, estatal e social e se abre a era de dar primazia ao Estado, graças a qual aumentam a fidelidade, o orgulho e o fervor patriótico dos habitantes.

"O trabalho ideológico é o núcleo do trabalho partidista a que devemos dedicar maior esforço com muito apreço e não há limite em elevar seu poderio", precisou.

Pontuou que as organizações partidistas e seus funcionários responsáveis devem analisar rigorosamente a situação do trabalho ideológico de seu setor e unidade e tomar as medidas decisivas para melhorá-la.

"A demanda principal do trabalho ideológico do partido é preparar todos os integrantes da sociedade como verdadeiros servidores e ferventes patriotas armados com a ideia revolucionária do Comitê Central do Partido e, ao mesmo tempo, seguir intensificando ininterruptamente o trabalho ideológico e renová-lo constantemente conforme à demanda da época e da revolução em desenvolvimento", indicou.

"A partir da demanda principal do trabalho ideológico do partido, a tarefa mais importante é fomentar energicamente a identificação de todo o partido e toda a sociedade com a ideia revolucionária do Comitê Central do Partido", salientou e acrescentou que as organizações e funcionários responsáveis do Partido devem estabelecer e intensificar o ambiente de estudo para armar com firmeza os militantes partidistas e trabalhadores com a ideia revolucionária do Comitê Central do Partido.

Pôs ênfase no tema de cumprir a tarefa aludida em combinação com a luta prática pela implementação das políticas partidistas, a de desenvolver com profundidade e constância o trabalho de comunicar e explicar a tempo e com exatidão desde o centro até as filiais terminais as políticas e orientações partidistas apresentadas a cada momento, a de educar todos os militantes partidistas e trabalhadores para que a ideia revolucionária do Comitê Central do Partido se torne um firme credo e pauta absoluta de todos seus pensamentos e atividades, e o de realizar substancialmente a educação nos cinco pontos.

Dizendo que o socialismo é considerado como vida e futuro do povo coreano, enfatizou a necessidade de prestar atenção à educação na convicção socialista.

Instruiu a importância de explicar e propagar os princípios da justeza e da invencibilidade da causa socialista e o caráter reacionário do capitalismo e a inevitabilidade de seu arruinamento, desenvolver nas organizações partidistas os trabalhos úteis para o fomento do bem-estar dos trabalhadores de suas regiões e unidades para que eles possam sentir de coração a gratidão do regime socialista, e pôr em pleno jogo o nobre espírito e temperamento coletivistas concentrando as forças na educação sobre a superioridade e vitalidade do coletivismo próprio da sociedade socialista coreana.

"Uma das importantes tarefas no trabalho ideológico de nosso partido é manter o Movimento pela Bandeira Vermelha das Três Revoluções como poderoso movimento massivo que impulsione a construção socialista e o desenvolvimento de cada unidade", apontou.

"Este movimento de forma mais elevada se desenvolve sob a guia direta das organizações partidistas, razão pela qual os departamentos de propaganda e agitação dos comitês partidistas de todos os níveis encarregados deste movimento devem traçar os planos detalhados e as corretas medidas de execução para desenvolvê-lo em alto nível conforme à demanda da época e intensificar constantemente a direção sobre as unidades inferiores, de modo que se empreendam as três revoluções em todo o país", precisou.

O Secretário-Geral apresentou algumas tarefas para dinamizar o trabalho ideológico do partido.

Aclarou os problemas gerais para o avanço do trabalho ideológico do partido tais como o de buscar e aplicar ativamente nas organizações partidistas novas e inovadoras formas e métodos de trabalho ideológico convenientes ao sentimento ideológico e aspiração do povo, à tendência da época em desenvolvimento e às condições concretas e características de suas regiões e unidades, o de pôr em pleno jogo o poderio das forças e meios de propaganda e agitação, o de fazer avivar o quanto antes as novas chamas da revolução no ramo de cultura e arte que cumpre um papel importante em educar as massas e dar-lhes o fervor revolucionário, e o de elevar o papel dos funcionários professionais de propaganda do partido e dos propagandistas básicos.

O Secretário-Geral destacou a necessidade de melhorar e fortalecer a direção partidista sobre os trabalhos administrativos e econômicos.

"Todos os funcionários responsáveis do partido devem reconhecer que a situação de seus setores e unidades é uma mostra do nível e capacidade diretivos de si mesmos e sua organização partidista e fazer ingentes esforços para provocar uma melhora considerável na direção partidista sobre os trabalhos administrativos e econômicos", ensinou e prosseguiu:

"O fundamental nessa obra é manter firme e invariavelmente o princípio de orientação política. Para dirigir os trabalhos econômicos das unidades correspondentes, as organizações partidistas devem jogar um papel de timão e para esse fim é necessário gerir corretamente os comitês do partido e intensificar a consulta e direção coletivas.

O fator principal que decide o êxito ou o fracasso no trabalho econômico é a mentalidade das massas e as ciências e tecnologias. Compete às organizações e funcionários partidistas a tarefa de incitar o entusiasmo dos trabalhadores e aumentar seu próprio potencial científico-técnico mantendo o princípio de antepor o trabalho político no cumprimento das tarefas econômicas e, ao mesmo tempo, esmerar-se no trabalho de intendência.

Para a implementação da política econômica do partido, devem elevar seu papel as organizações partidistas dos ministérios e órgãos centrais e reforçar a direção partidista das organizações e funcionários partidistas, em particular, os secretários responsáveis dos comitês das províncias, cidades e condados do partido sobre as instituições judiciais."

O Secretário-Geral mencionou que as organizações do partido e os funcionários responsáveis partidistas devem fazer bem a direção partidista sobre as entidades de massas tendo em mente que é um componente importante do trabalho ideológico.

Destacou que as organizações partidistas e seus funcionários responsáveis devem se enfocar no trabalho diretivo para fazer com que as entidades de massas sejam fieis à sua missão de fazer a educação ideológica, formar bem as filas de seus funcionários e os ajudar em todos os aspectos para que essas entidades cumpram com seu dever como organização política fiel ao partido.

O Secretário-Geral demandou a todos os funcionários responsáveis do partido que mantenham o modo de trabalho revolucionário, combativo e sã e colocá-lo em pleno jogo a fim de melhorar e reforçar o trabalho partidista.

"O tema de como executar corretamente a linha e políticas do partido depende totalmente de como os funcionários partidistas as aceitam e com qual temperamento e estilo de luta trabalham", destacou. Continuou que o partido exige aos funcionários partidistas que renovem o modo de luta, o temperamento revolucionário e a maneira de trabalho em sua obra por materializar o programa de luta, linhas e políticas orientadas à nova vitória da construção socialista.

Se referiu aos temas de armar os funcionários responsáveis do partido com a ideia revolucionária do CC do Partido e as políticas partidistas e elevar sua consciência política, acostumar-se a materializar incondicional e cabalmente as políticas do partido, pôr em prática os tradicionais métodos de trabalho ao estilo coreano cujo poderio foi confirmado na luta pelo fortalecimento do partido e no avanço vitorioso da revolução, manter o caráter popular no trabalho partidista e possuir os sãs traços morais.

Disse que a ideia e políticas do partido, que é uma organização política-mãe e servidor ao povo que existe pelo povo e serve de modo absoluto e incondicional a este, se transmitem ao povo através das organizações e funcionários partidistas e que as qualidades dos funcionários partidistas demonstram a dignidade, a autoridade e o aspecto do partido.

Ressaltou que os funcionários responsáveis do partido devem ser modelos em manter o caráter popular do partido e realizar a política de dar prioridade às massas populares. E instruiu organizar bem os trabalhos a favor do interesse e comodidade do povo e tratar todos os problemas surgidos na posição do povo e no princípio de assegurar sua comodidade.

Apontou que somente os funcionários partidistas, que buscam nova tarefa proveitosa para o povo nas opiniões simples das pessoas, se esforçam para solucionar os problemas de solução urgente e compartilham as alegrias e penas com as massas, podem alcançar êxitos em seu trabalho. Continuou que o partido exige sempre que os funcionários partidistas levem uma vida honesta sem desejar o privilégio.

"Para o PTC que serve ao povo, é intolerável a conduta que prejudica o interesse do povo e separa o partido das massas populares", criticou e insistiu em pôr-se em alerta sobre os desvios detectados no trabalho partidista.

"Os funcionários responsáveis partidistas devem respeitar a população e se curvar ante a ela com nobres traços morais", disse e acrescentou que o Comitê Central do Partido exige que os funcionários partidistas sejam revolucionários firmes na ideologia e dotados de melhores traços morais.

"Precaver-se da vanglória e egolatria, fomentar a autocrítica e reflexão, ter sempre preocupação e fazer esforços, são um bom meio para prevenir a corrupção dos funcionários e promover o desenvolvimento de seu trabalho", destacou.

"Não é corrompido um funcionário partidista que faz balanço diário de seu trabalho perguntando-se com muita exigência consigo sobre o cumprimento de seu plano diário e os defeitos em seu trabalho e sua conduta", ensinou.

"Em particular, os funcionários de alto escalão devem ser exigentes consigo e autoeducar-se constantemente.

"Os funcionários responsáveis partidistas devem ser exemplares em elevar o conceito sobre as organizações partidistas, participar com plena consciência na vida partidista e tratar com respeito as organizações partidistas", mencionou.

O Secretário-Geral destacou a importância de elevar o papel dos departamentos do Comitê Central do Partido, dizendo que a direção do CC do Partido é realizada por seus departamentos e depende do cumprimento de sua missão o papel diretivo do Partido.

Voltou a expressar a decisão e vontade do PTC de levantar uma potência socialista admirada por todo o mundo, ao fazer o período do Plano Quinquenal, estabelecido pelo VIII Congresso do Partido, como um lustro eficiente e de grandes mudanças em revitalizar a economia nacional e resolver o problema de alimentos, vestimentas e moradias da população, e desenvolver consecutivamente as operações de etapas posteriores.

"A garantia fundamental para cumprir o quanto antes esta obra sagrada está em elevar extraordinariamente a capacidade diretiva e combativa do partido, força orientadora da revolução e, concretamente, depende do papel dos funcionários responsáveis dos comitês partidistas a todos os níveis", acentuou.

Ressaltou que todos os participantes devem ser autênticos funcionários partidistas que sintam o orgulho e dignidade em suas fadigas, busquem sua felicidade nos risos da população, se aflijam pela mínima incomodidade do povo e consideram como sua obrigação moral e glória responder à esperança do povo, guardando a convicção incondicional sobre a causa do Partido.

"Nosso partido tem a confiança valiosa de todos os habitantes, força irresistível, e a grande unidade monolítica", enfatizou e exortou ferventemente a dedicar toda inteligência e fervor para lograr o desenvolvimento vertiginoso da construção socialista, guiada e estimulada pelo invicto Kimilsungismo-Kimjongilismo, e para adiantar a grande era em que se realizarão os ideis e desejos do povo.

O discurso histórico do Secretário-Geral servirá de imortal programa de grande relevância para desenvolver mais a construção, as atividades e os trabalhos gerais do  partido conforme à exigência da nova época de grande potência próspera que sai vitoriosa dando primazia às massas populares e levar adiante a construção do socialismo ao estilo coreano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário