40 anos transcorreram desde que Gnassingbe Eyadema, Presidente da República Togolesa visitou nosso país entre 29 de setembro e 4 de outubro de 1981.
O grande Líder camarada Kim Il Sung recebeu cordialmente e de todo coração o Presidente togolês e sua comitiva que visitaram Pyongyang com sentimento de amizade e durante sua visita se encontrou com o Presidente 10 vezes e deu valiosas instruções para a construção da nova sociedade e o fortalecimento e desenvolvimento do Movimento Não Alinhado.
O grande Líder disse que os países recém-independentes devem construir uma economia nacional independente para defender a independência política e manter a soberania e o assunto mais importante que se deve resolver de forma iminente na construção econômica consiste em realizar o autoabastecimento alimentar.
E deu respostas detalhadas a todos os assuntos que o Presidente queria conhecer com respeito à construção da nova sociedade.
E enfatizou que os membros do Movimento dos Países Não Alinhados devem defender cabalmente os princípios do Movimento e não devem incorporar-se em nenhuma aliança militar nem ser abusados pelos grandes países nem oferecer-lhes base militar.
O grande Líder que ofereceu o banquete para o Presidente Eyadema e sua comitiva desfrutou a apresentação artística com eles e participou no comício de boas-vindas das massas populares da cidade de Pyongyang. E firmou o Tratado sobre a Amizade e Cooperação entre a República Popular Democrática da Coreia e a República Togolesa.
O Presidente, encantado pela extraordinária ideia, capacidade de direção, nobre personalidade e virtude do grande Líder proferiu um discurso no comício de boas-vindas das massas populares da cidade de Pyongyang. Em seu discurso ele disse que os êxitos logrados pelo povo coreano e seu prestigio e fama no mundo comprovaram eloquentemente o fato de que não é o país grande que engendra um grande homem mas é o grande homem que engendra uma grande nação e manifestou sua grande admiração ao Presidente Kim Il Sung que criou a imortal Ideia Juche e a materializa na prática.
Os dois países ampliaram e desenvolveram incessantemente as relações bilaterais em vários setores como política, economia, cultura etc. com base no acordo alcançado pelo grande Líder camarada Kim Il Sung e o Presidente Gnassingbe Eyadema e se apoiaram e cooperaram estreitamente no cenário internacional, incluso no Movimento dos Países Não Alinhados.
As façanhas imortais do grande Líder camarada Kim Il Sung gravadas na história das relações de amizade entre nosso país e Togo brilharão eternamente com o transcurso do tempo e seguiremos nos esforçando pelo fortalecimento e desenvolvimento das relações com Togo conforme à demanda da nova época.
Pak Yong Hyok, secretário-geral da Associação Coreia-África.
Nenhum comentário:
Postar um comentário