domingo, 31 de outubro de 2021

O eterno nome de nosso mar - Mar Leste da Coreia (3)


Mar Leste da Coreia é o nome mais justo que concorda com os costumes internacionais.

O principal do costume internacional em relação com a nomeação domar consiste em respeitar e dar prioridade à tradição histórica.

Em vista de tal costume internacional, o Mar Leste da Coreia que tem a história de mais de 2200 anos é um nome de longa história que foi reconhecido oficial e amplamente no Oriente e no Ocidente.

No costume internacional sobre a nomeação do mar também se dá importância a marcar o nome do mar com base no nome continental ou as direções geográficas.

Segundo isso, os mares que estão nas margens continentais (mares costeiros) tomam seus nomes dos nomes dos lugares que são amplamente conhecidos no mundo já há muito tempo dentro dos lugares geográficos que estão situados no continente próximo, e os mares que estão em meio às ilhas são nomeados com os nomes das ilhas famosas das que estão em seu arredor.

No caso de que não haja nome existente nos arredores do respectivo mar, este é nomeado refletindo a peculiaridade do mar ou o nome dos primeiros exploradores de tal mar.

Mais de 60 mares do mundo foram nomeados de acordo com tais costumes. No mundo há 18 mares costeiros como o Mar Leste de nosso país e entre eles 12 mares têm nomes derivados dos locais famosos do continente, como o “Mar Leste da China”, o “Mar de Okhotsk”, o “Mar da Arábia” e o “Mar Leste da Sibéria”, e 4 mares foram derivados do nome dos aventureiros que exploraram os mares ou as peculiaridades do mar, como o “Mar Bering” e o “Mar de Coral”, e só há dois nomes que foram derivados dos nomes das ilhas. Um deles, o Mar Canário, foi nomeado esta maneira porque a parte do continente africano que está à frente é desértica e portanto não havia um nome de lugar que poderia ser utilizado como nome do mar.

O Mar Leste da Coreia foi derivado do nome e o lugar do continente nos arredores do mar de acordo com tal costume internacional e, concretamente, é um nome que foi dado em relação com o nome de nosso país que é amplamente conhecido já desde muito tempo entre o nome de locais existentes nos arredores do mar.

O Japão é um país insular que historicamente muitas pessoas do mundo nem sequer sabiam de sua existência por muito tempo e portanto o nome “Mar do Japão” é um nome injusto e inadequado que ignora por completo tal costume internacional enquanto à nomeação de mares.

O Mar Leste da Coreia é um nome que concorda com o costume internacional do princípio de liquidação dos vestígios da época caduca.

No passado, os colonialistas eliminaram e tergiversaram os nomes de lugares que foram criados e utilizados pelas nações aborígenes nas regiões que eles ocuparam temporariamente à força ou colonizaram e os nomearam ao seu capricho de acordo com seus interesses.

O uso do nome “Mar do Japão” no lugar do nome autêntico “Mar Leste da Coreia”, que existiu por milhares de anos é precisamente uma consequência da ocupação do Japão sobre a Coreia.

O "Mar do Japão" é, da perspectiva global, o único vestígio colonial que existe no setor dos nomes de locais ainda nos dias atuais em que se passaram 75 anos desde o fim do domínio colonial japonês sobre a Coreia.

Fixar “Mar Leste da Coreia” como o nome padrão internacional coincide totalmente com o trabalho de eliminar os velhos vestígios da época do imperialismo japonês e a tendência global que ama a justiça e a verdade e erradica todo tipo de injustiças e males.

O Mar Leste da Coreia é o eterno e inerente nome do mar de nosso país que existirá para sempre não somente do ponto vista da legitimidade histórica, mas também do costume internacional e da toponímia.

Kim Sol Hwa, investigadora do Instituto de Estudo sobre o Japão do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário